HGF elege novos membros da CIPA
9 de setembro de 2011 - 10:03
A CIPA, Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, tem a função de prevenir acidentes e melhorar a qualidade no ambiente de trabalho
Com o slogan SER CIPEIRO É ATITUDE foi realizada nesta quinta-feira, 08 de setembro, de 7h às 20h, na recepção principal do HGF, a eleição para os novos membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, CIPA. Para a votação, foram disponibilizadas três urnas eletrônicas do TRE e dois mesários, que tiveram o apoio dos membros da CIPA, escolhidos na última votação realizada em 2007. No total, foram inscritos 26 candidatos, representando diversos setores do hospital. Desses, serão nomeados os oito mais votados como titulares e mais oito como suplentes.
CIPA
A CIPA, Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, tem a função observar e relatar as condições de risco nos ambientes de trabalho e solicitar medidas para reduzir até eliminar os riscos existentes e/ou neutralizar os mesmos. Sua missão é, portanto, a preservação da saúde e integridade física dos trabalhadores. Seu papel mais importante é o de estabelecer uma relação de diálogo e conscientização, de forma criativa e participativa, entre gerentes e empregados, em relação à forma como os trabalhos são realizados, objetivando sempre melhorar as condições de trabalho, visando a humanização do trabalho. Não obstante, a CIPA é um órgão supracorporativo e independente, não subordinado a nenhuma área da empresa nem a nenhum funcionário desta.
A Consolidação das Leis do Trabalho e a Constituição Federal brasileira garantem aos membros titulares da CIPA eleitos (os representantes dos empregados) dois anos de estabilidade no emprego, durante os quais só poderão ser desligados através de demissão por justa causa. O período de estabilidade, na verdade, tem uma duração um pouco maior do que dois anos: vai do momento de registro da candidatura do empregado à CIPA até um ano após o término de seu mandato. Hoje é reconhecida também a estabilidade do suplente eleito, conseguida através de jurisprudência.
CIPA – HGF
Foram eleitos 16 membros da CIPA, sendo 8 titulares e 8 suplentes. Outros 16 membros da CIPA devem ser nomeados pela Direção Geral do hospital.
Veja o resultado da votação:
Titulares:
1.Francisca Silva da Fonseca – Material e Patrimônio – 63 votos
2.Francisca Marta Loureiro- Centro Cirúrgico de Emergência – 30 votos
3.Lucelia Sobreira – Estacionamento – 29 votos
4.Francisca Maria Braga – Ambulatório de Psicologia – 15 votos
5. Bernadete Alencar – Biblioteca – 14 votos
6.Rosemary Carneiro- Banco de Olhos – 13 votos
7.Branca Gifoni – Serviço Social – 12 votos
8.Reginaldo Bezerra Soares – Sesmt – 12 votos
Suplentes:
Antônio Francisco do Nascimento – Fonoaudiologia
Maria de Fátima Gonçalves- Obstetrícia
Rita das Graças Gonçalves de Gois Ferreira
Maria Carmo Santos- UTI
Maria José Claudino da Silva -3º andar- ALA F
Regina Cláudia Borges
Gilberto Vieira Almeida
Telmo Souza Lima