Gestão Clínica do HGF é tema de simpósio
25 de agosto de 2011 - 19:31
O I Simpósio de Gestão Clínica do HGF teve início na manhã de quinta feira, 25 de agosto, no auditório principal. Participaram da solenidade de abertura o secretário da Saúde do Estado, Arruda Bastos, o diretor geral, Zózimo de Medeiros, a coordenadora do simpósio e do Núcleo de Gestão Estratégica e Planejamento –NUGEP Níobe Ribeiro Furtado, a coordenadora da Secção de Estudos e aperfeiçoamento – SEAP, Jane Eyre Rodrigues, e o médico intensivista Carlos Alberto Diaz, diretor da Especialização em Economia e Gestão de Serviços de Saúde da Universidade ISALUD, na Argentina e diretor do Hospital Sagrado Coração de Buenos Aires. O médico argentino proferiu a conferência de abertura abordando o tema “Importância da Gestão Clínica na Organização Hospitalar: conceitos, experiências e estratégias de operacionalização.
Cerca de duzentos convidados, entre médicos, enfermeiros e coordenadores de serviços assistenciais do HGF e unidades hospitalares da Rede SESA, estiveram presentes e ouviram o diretor geral, Zózimo de Medeiros, dizer que hospitais geram demandas e necessidades específicas nos vários níveis de gestão. Falou da importância do Núcleo de Gestão Estratégica e Planejamento recém criado no HGF, que tem como um de seus objetivos disseminar os resultados obtidos durante o I Simpósio de Gestão Clínica, levando aos chefes de serviços ferramentas gerenciais básicas para que possam contribuir de forma ativa e consciente na definição de planos, execuções e acompanhamentos de resultados organizacionais .
O Secretário Estadual da Saúde, Arruda Bastos, em rápidas palavras, elogiou e parabenizou o HGF por mais uma iniciativa inovadora. Disse que vem acompanhando de muito perto a evolução da instituição, seja em sua estrutura física moderna e ampliada, na sua capacidade de treinar profissionais de alto nível e ainda na utilização dessas ferramentas em benefício da população do Ceará. Estabeleceu que o atual Simpósio de Gestão Clínica é apenas o primeiro e que os próximos já farão parte do calendário oficial da SESA.

A médica e coordenadora do evento, Níobe Furtado, disse que o Simpósio será utilizado como estratégia para sensibilizar todos os profissionais na implantação do modelo da gestão clínica do HGF. Por diversas vezes falou da importância da gestão clínica como um processo de mudança organizada. Acredita que a sua aplicabilidade no campo mais desafiador da gestão hospitalar nada mais é que a integração de todos os cuidados com o foco no paciente, objetivando prestar uma assistência resolutiva, segura, adequada e humanizada.

Antes da abertura do evento, o diretor geral recebeu em seu gabinete o secretário Arruda Bastos, a coordenadora do evento, Níobe Barbosa e o médico argentino Carlos Alberto Diaz.
O I Simpósio de Gestão Clínica do HGF acontece até sexta feira, 26 e tem uma vasta programação com várias conferências, mesas redondas e apresentações de oficinas do HGF no curso do Instituto Sírio-Libanês, em parceria com o Ministério da Saúde, sobre Gestão da Clínica nos Hospitais do SUS. Outros temas serão objeto de debates e exposições como “A Importância do Médico na Gestão do Hospital”, “Sistemas de Informação e Gerenciamento de Equipamentos”, “ O Papel da Enfermagem na Gestão Clínica, entre outros.