Aplicação de recursos públicos com zelo e transparência
24 de agosto de 2011 - 00:34
Desde que assumiu a direção geral do HGF, Zózimo de Medeiros tem adotado uma política de prestação de contas dos recursos do Governo do Estado, destinados ao hospital. Ao longo do ano abriu as portas do hospital para vários órgãos do Estado e do Ministério da Saúde, além da iniciativa privada, com visitações em diversos setores e reuniões com apresentação detalhada dos recursos financeiros recebidos e aplicados na instituição.
Nessa última segunda feira, dia 22, representantes do COGERF – Conselho de Gestão por Resultados e Gestão Fiscal do Estado visitaram o hospital para participar dessa nova modalidade de prestação de contas. Estiveram presentes secretários da Fazenda, Mauro Filho, de Planejamento, Eduardo Diogo e Adjunto, Philipe Nóttigham, Secretário Adjunto da Casa Civil, Carlos Eduardo Pires, Secretária Adjunta da Controladoria e Ouvidoria Geral, Silvia Correia, além da Secretária Executiva da SESA, Rosa Moraes Pessoa, todos os diretores do HGF, chefias do Núcleo Gestor da Emergência, de Engenharia Clínica e de Farmácia. A comitiva percorreu os setores da Emergência, UTI – Amarela, Unidade de AVC e Hemodiálise onde houve reunião para apresentação do relatório de gestão administrativo e financeiro. Zózimo fez questão de se aprofundar em pontos estratégicos e de grande impacto como os atendimentos de alta complexidade, investimentos em equipamentos de última geração, comprovando o elevado potencial tecnológico do HGF como um todo. A área de recursos humanos também foi abordada como parte fundamental de todo o processo de revitalização do HGF.

Segundo Zózimo, representantes de outras entidades públicas serão convidadas a vir ao HGF, até o final do ano, como Assembléia Legislativa, Câmara Municipal e grupos da sociedade civil organizada. O diretor entende que ao abrir as portas de todo o complexo do HGF está contribuindo com o processo de transparência na aplicação das verbas orçamentárias estaduais, destinadas ao hospital. De 2008 a 2010, apenas em aquisição de equipamentos, o HGF foi contemplado com R$ 29.723.558,48 e em 2011, os repasses são de 28.770.000,00, daí a importância de acompanhar com o mais absoluto rigor o emprego correto desses recursos, afirma Zózimo de Medeiros.