Serviço de Neonatologia do HGF é centro de referência no atendimento ao recém-nascido de alto risco
29 de julho de 2011 - 14:46
O Serviço de Neonatologia-SENEO do HGF, é centro de referência no atendimento ao recém-nascido de alto risco e presta assistência em diferentes níveis ao binômio mãe/filho com ênfase no aleitamento materno e na humanização. Como hospital de ensino, o SENEO forma profissionais de alto nível na área de neonatologia.
Possui 16 leitos com equipamentos de última geração como incubadoras para recém-nascidos de alto risco, biliberço e bilitrom (fototerapia), gasômetro, raio X e ultrassonografia à beira do leito, monitores multiparâmetros para verificar a frequência cardíaca, capinografia e pressão arterial não invasiva. A Neonatologia também conta com respiradores específicos para recém-nascidos e os bebês têm acesso à tomografias, ressonâncias, além de receberem nutrição parenteral produzida no próprio hospital.
A equipe do SENEO é multiprofissional contando com médicos nas áreas de gastroenterologia, nefrologia, neurologia, cardiologia entre outras, nutricionistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogas, terapeutas ocupacionais para recém-nascidos e mães, assistentes sociais, além de auxiliares de enfermagem na ordenha e fracionamento do leite, secretária, mensageiro e controlistas de almoxarifado e equipamentos. A coordenação médica é feita pela Dra. Tereza Lúcia.
A enfermagem exerce papel essencial em todo o processo, sendo responsável principal pelo follow Up. É o acompanhamento ambulatorial dos recém-nascidos oriundos da UTI Neonatal, que tem como objetivo a detecção precoce dos agravos relacionados ao crescimento e desenvolvimento infantil. O acompanhamento é feito mensalmente até 01 ano de idade; bimensalmente até 02 anos e trimestralmente até os 04 anos, quando a criança recebe alta na ausência de patologias. A gerência de enfermagem é da dra. Antonila Pimentel e conta com duas coordenadoras, as enfermeiras Marilac Bessa e Jocineide Rodrigues.
O diretor geral do HGF, Zózimo de Medeiros, lembra que a unidade de Neonatologia trabalha com a sua capacidade máxima, diariamente e atribui ao sucesso obtido nos resultados dos serviços prestados pelo SENEO, além da tecnologia de ponta, a capacidade que todos da equipe têm em se doar com amor. Prova disso, é a redução sistemática no índice de mortalidade.
Além de estimular e celebrar grandes resultados, Zózimo participou na última quarta feira do primeiro aniversário da pequena Maria Clara, internada na unidade. Mães de bebês, equipe do SENEO e direção do hospital confraternizadas em um único compromisso, a vida.
A coordenadora Marilac Bessa diz que festejar a vida já é rotina na “família SENEO, mães e bebês”. Diz que é uma maneira de criar laços e que, além de comemorar as datas festivas do calendário anual, festejam os aniversariantes de cada mês, incluindo o aniversário dos pequeninos. Lembra que, “ao longo do tempo, compreenderam que humanizar vai além do exterior. Se completa com dar-se de sí mesmo e que é compartilhando não somente do sofrimento e da dor, mas demonstrando ao bebê e a família que a vida é o maior dom de Deus”, completa Marilac.