Núcleo Hospitalar de Epidemiologia discute a importância da notificação de violências no HGF
20 de julho de 2011 - 23:12
O Núcleo Hospitalar de Epidemiologia (NHE) realizou ontem, terça-feira, dia 19 de julho, pela manhã no HGF, uma mobilização a favor da notificação dos casos de violência doméstica, sexual, dentre outros confirmados pelo SINAN/NET.
A reunião envolveu profissionais da saúde e outros que trabalham com casos neste âmbito, afim de discutir e posicionar a importância do registro ou prevenção desses fatos. A atitude é um ato legal e normativo do Hospital e serve para o fornecimento de informações para o desenvolvimento de ações preventivas, de atenção e de proteção às vítimas.
Os temas foram discutidos em forma de mesa-redonda e contou com a presença da coordenadora do NHE, enfermeira epidemiológica, Maria Madalena de Sousa, das enfermeiras do núcleo, Tercilia Maria Rabelo, Sâmia Bomfim Costa, Poliana Pessoa, Ana Rita Cardoso, da técnica de enfermagem, Caroline Torres, das assistentes sociais, Antônia Teomária e Cecília Martins, da enfermeira Mônica Falcão, da psicóloga Jane Rodrigues, da enfermeira Maria Francilene, da ouvidora do HGF, Antonina Lira e da convidada, Ana Caroline Bringel, advogada do Centro de Referência da mulher, que apresentou o trabalho “Violência Contra a mulher”, com suas experiencias e técnicas abordadas.
O núcleo solicita que cada unidade do HGF fique atenta aos casos de violência e assim notificados comuniquem ao NHE com urgência.
Maiores Informações: 3101-3173