Instalações do Núcleo Gestor da Emergência são inauguradas
8 de julho de 2011 - 23:30
A inauguração das instalações do Núcleo Gestor da Emergência do Hospital Geral de Fortaleza (HGF) aconteceu quinta-feira, 7. O Núcleo foi criado em março deste ano e é responsável pela reestruturação do setor que tem como objetivo maior, agilizar o atendimento, reduzir o fluxo de pacientes de maneira a oferecer um serviço mais humanizado.
O diretor geral do HGF, Zózimo de Medeiros participou da solenidade de inauguração, destacou os enormes desafios do Núcleo Gestor e parabenizou a equipe coordenada pelo médico Romel Araújo. A gerência administrativa do Núcleo fica a cargo de Regina Gomes, a clínica médica com o Walter Miranda, clínica cirúrgica gerenciada pelo Edmond Braquehais, a clínica do paciente crítico, Penélope Wirtzbiki e a gerência de enfermagem é feita pela enfermeira Francilene Nogueira.
Na área de recursos humanos, a equipe foi ampliada para garantir a celeridade no atendimento. As urgências clínica e cirúrgica contam com equipes três médicos plantonistas cada uma, durante 24 horas/ dia. As salas de reanimação, estabilização contam com médico em tempo integral e no primeiro andar, seis diaristas dão assistência aos pacientes internados, enquanto que os médicos das clínicas especializadas ficam de sobreaviso. Três salas do centro cirúrgico ficam permanentemente à disposição da Emergência. A sala de recuperação conta com um médico plantonista durante 24 horas por dia. A emergência conta ainda com sete profissionais médicos trabalhando em tempo integral nas salas de observação e na Unidade Semi-intensiva.
O acolhimento com classificação de risco é outra ferramenta que vem sendo utilizada. A classificação possibilita que sejam identificados os pacientes que tem o perfil para o atendimento em hospital terciário, da alta complexidade. Espaços foram definidos para recebimento e tratamento de pacientes diferenciados pela classificação de gravidade.
O eixo vermelho, destinado à pacientes em estado mais grave, teve sua área de atendimento ampliada e conta com sala de parada com quatro leitos e sala de estabilização com 8 leitos.
O eixo azul, que compreende pacientes de menor risco classificados por triagem feita por profissionais de enfermagem, técnico de enfermagem e médico, conta com recepção, sala de espera exclusiva à pacientes e três salas destinadas ao atendimento de urgência clínica com médico, auxiliar de enfermagem e segurança. Uma sala de medicação também compõe o eixo azul.
Também faz parte da ação um trabalho educativo envolvendo todos os gestores, no sentido de dar visibilidade na redução de morbidade, mortalidade, tempo de permanência e celeridade no atendimento da emergência, gerando um aumento do grau de satisfação da população e dos funcionários. Essa é a meta que buscam alcançar todos os que fazem o HGF, afirma Zózimo Medeiros.