Livro conta a trajetória do Serviço Social no Ceará
1 de julho de 2011 - 15:29
O lançamento do livro “Fragmentos do Passado e do Presente- 60 anos de Serviço Social no Ceará aconteceu nesta quinta-feira, dia 30 de junho de 2011, no Hospital Geral de Fortaleza – HGF. O evento reuniu profissionais do serviço social do HGF e convidados.
A abertura aconteceu no hall do auditório do Hospital Geral de Fortaleza (HGF), às 16h30 e teve início com a fala do diretor geral do HGF, Zózimo Medeiros, parabenizando a obra e as autoras, a trajetória de memórias por elas realizada e o resgate da história, que escrita se torna um marco para a instituição, um marco memorável e de fortalecimento. A direção geral adquiriu dois exemplares que ficarão disponíveis na biblioteca do HGF.
Quem também fez uso da palavra foi a médica Socorro Marques Macedo, diretora técnica do hospital, que exaltou o serviço do profissional de serviço social e da ajuda aos carentes.
Segundo a autora Leila Passos Bezerra, assistente social, doutorando em Sociologia pela UFC e docente do curso de serviço social da UECE desde 2001, houve o resgate do ser – humano, as dores, os sofrimentos, as alegrias, conquistas, reflexões, produções acadêmicas, que a posterior, se tornou prática, que estão detalhados no enredo desta história escrita por seis mãos, com colaborações de outros profissionais, como: termos, documentos e registros históricos que elas mesmas não achariam que poderiam encontrar e acabaram adquirindo-os.
Uma noite de encontros e reencontros vista por Leila Passos, que feliz deixou a palavra possibilidades para os demais ali presentes: possibilidades de dialogar, ser diferente, trocar conteúdos e produzir o novo. Ela comenta que embora o livro tenha suas dimensões técnicas exigidas, a elaboração da obra é uma reinvenção da vida.
Emocionada, Liduína Farias Almeida da Costa- assistente social do HGF, diretora da editora da Universidade Estadual do Ceará- UECE, mestre e doutora em sociologia, falou do prazer em ter escrito esta obra e de sua prática no HGF com profissionais éticos, respeitosos e com compromisso com a vida. Lembrou que no hospital construiu grandes laços fraternos. Ela falou sobre o ser de uma sociedade de classes, onde predomina a desigualdade social e conta que o livro é uma leitura da realidade contemporânea. Aguçou futuros objetos de pesquisa como os movimentos populares, dentre outros desafios para a arte da escrita. Liduína se colocou disponível para o HGF como editora da EdUECE e afirmou que já se encontra com todas as possibilidades técnicas e práticas para a publicação de novos trabalhos.
O evento foi conduzido pela chefe do Serviço Social do HGF, Telmária Gonçalves, ex-aluna da autora Liduína Farias. Após a apresentação das autoras, a noite foi de autógrafos, parabéns, com bolo decorado com a capa do livro e alegria por terem contribuído para história do Serviço Social.