HGF é avaliado para receber certificação em Fixação Segura de Catéteres

16 de junho de 2011 - 15:40

 

Profissionais de enfermagem do HGF durante treinamento

 

Com a avaliação, o HGF quer garantir a certificação Padrão Ouro em Fixação Segura de Catéteres. A terapia intravenosa ocupa 75% do tempo dos profissionais de enfermagem

O Hospital Geral de Fortaleza, HGF, recebeu nesta segunda-feira, 13, a visita da comissão de “Avaliação da Fixação Segura” do Programa de Soluções Integradas para a Saúde da empresa 3M. Após dois anos de treinamento de pessoal e feitas as correções necessárias, o HGF foi avaliado positivamente dentro das práticas seguras estabelecidas conforme critérios internacionais de segurança. Segundo a chefe do Serviço de Enfermagem, Gilvânia Grangeiro, obtiveram  destaque, no momento da avaliação, as unidades da Emergência, Pediatria e Centro de Infusão.

Um reconhecimento para o profissional, mais segurança para o paciente
 
O programa 3M de Certificação em Fixação Segura tem a finalidade de estabelecer protocolos de fixação de catéteres para diminuir desperdícios e custos hospitalares, preservar o conforto do paciente e alinhar as instituições de saúde com as recomendações internacionais como as da INS e CDC. A terapia intravenosa ocupa 75% do tempos do profissionais de enfermagem, daí sua importância na priorização e planejamento dos cuidados com o paciente. A falta de um protocolo sistematizado de fixação segura acarreta complicações como a flebite, o extravasamento e as infiltrações, além de elevar as taxas de infecções associadas à terapia intravenosa.

Fixação de Catéter antes do treinamento no HGF

Fixação de Catéter após treinamento no HGF

 
As certificações fazem parte de um programa maior, o programa Soluções Integradas para a Saúde, que tem como objetivo principal beneficiar os pacientes, assegurando, que estes hospitais certificados tem equipes altamente preparadas e atualizadas para melhor atender aos pacientes. As certificações fornecidas pela 3M são normatizadas pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), pela Associação para o Avanço da Instrumentação Médica (AMMI), pela Associação de Enfermeiras de Centros Cirúrgicos, Centrais de Materiais (AORN) e INS (Infusion Nurses Society), estas três últimas sediadas nos Estados Unidos.

Mais informações:
Serviço de Enfermagem – (85)3101-3216