Fisioterapeuta do HGF é destaque na Natação Master
10 de junho de 2011 - 15:11
A chefe do serviço de Fisioterapia do HGF, Esmeralda Geromel, coleciona medalhas conquistadas em competições que ela disputa desde 1998. A seguir, reproduzimos a entrevista que ela concedeu à revista da Associação Brasileira de Masters de Natação, ABMN, na edição trimestral referente aos meses de abril, maio e junho de 2011.
ESMERALDA GEROMEL MENEZES (55+) – nossa entrevistada
Cearense, fazia aulas de natação na AABB de Fortaleza, mas seu professor, atleta e apaixonado pela natação e também técnico de triátlon, vendo nela um expoente, decidiu inscrevê-la numa competição. Foi o suficiente para que se tornasse uma master valorosa.
ABMN – Como chegou à natação master?
Esmeralda – Fazia aulas de natação na AABB por volta de 1996, com Prof. Ulisses Jr. o grande
responsável pela minha entrada na natação master. Ele como atleta do “Diários” na época, inscreveu-me em algumas provas na última etapa do Campeonato Cearense.
ABMN – E como você se sentiu?
Esmeralda – Começou aí minha trajetória; descobri que mesmo gostando muito de esporte, havia chance de poder participar de uma forma competitiva, saudável mesmo com a idade já avançada. A natação master proporcionava tudo isso.
ABMN – Você crê que a natação master lhe trouxe benefícios?
Esmeralda – O principal foi ter tido a percepção da importância de mudar hábitos alimentares, fazer consultas médicas periódicas, principalmente ter motivação para uma prática esportiva. Diante desta oportunidade que procurava há tanto tempo, passei a prestar mais atenção nos treinos e ter mais disciplina. Assim, cheguei à conclusão que me fazia bem a conexão com a água, criando uma parceria única e prazerosa.
ABMN – Para você, quais os propósitos da natação master?
Esmeralda – Ela leva a objetivos importantes como agregar amizades, estimula o companheirismo, e porque somos alimentados pelo treino sem a obrigação de ser este o único propósito de vida. De qualquer forma, a natação propicia que se amplie horizontes, pois acabamos conhecendo pessoas e lugares interessantes por todo Brasil e no mundo.
ABMN – Como foi sua participação em competições?
Esmeralda – Posso dizer que meu primeiro campeonato pela ABMN foi em 1998, no I Sul Americano Master de Natação, que foi realizado em Vitoria/ ES, e a partir daí não parei mais! Foram momentos especiais em campeonatos brasileiros, na Copa Brasil, no Norte-Nordeste-Centro-Oeste, em dois Sul Americanos, em dois Mundiais (Munique e em Palo Alto, São Francisco, na Stanford University) e na Olimpiada Masters em Sidney, Austrália.
ABMN – Ficou satisfeita com os resultados?
Esmeralda – Com certeza! Em alguns obtive marcas interessantes e ganhei várias medalhas, incluindo algumas de revezamento. Mas satisfeita mesmo foi pelo fato de fazer muitos registros de fotos tanto com atletas que despontaram mundo afora pela performance, quanto com atletas de elite,
brasileiros e estrangeiros. Posso citar quem está na minha galeria: Maria Lenk; Marilia Pombo (CE); Mark Spitz (USA); Djan Madruga; Gastão Figueiredo; Ciro Delgado; Hedla Lopes(CE); M. Rosário Vivancua (Perú); Jane Asher (Inglaterra); Aroma Martorell; Alberto Cavalcante (PE), entre outros.
ABMN – E para finalizar, o que você poderia dizer?
Esmeralda – Aproveitando as sábias palavras do meu professor e incentivador Ulisses Jr. , “quem não tem história para contar não viveu”. Assim como no master, cada nadador, elite ou não, faz a diferença para si mesmo antes de qualquer resultado em pódio. E tenho muitas histórias para contar,
principalmente para a torcida ímpar da família.
Clique aqui para ver a Revista da ABMN – edição 76 – completa.