Empossada nesta terça,10, a nova diretoria do HGF

10 de maio de 2011 - 14:30

 

 

 

Às 9 horas desta terça-feira, 10, o secretário da saúde do Estado, Arruda Bastos, deu posse à nova diretoria do Hospital Geral de Fortaleza, HGF, o maior hospital terciário da rede pública do Ceará, com 531 leitos. A solenidade de posse foi realizada no auditório principal do hospital, que ficou lotado, com a presença de funcionários e autoridades.

 

 

 

O novo diretor geral, Zózimo Luis Medeiros, desde 2007, após aprovação em seleção pública para diretores da rede pública estadual realizada pelo governo do Estado, era o diretor administrativo e financeiro do hospital. A nova direção é formada ainda por quatro gestores: diretor médico, Antônio Carlos Otaviano David Morano, que substitui a médica Fátima Dias; diretora técnica, Socorro Tavares Marques; diretora administrativa, Maria de Lourdes da Mota Lima; e Geusa Dantas Lélis, diretora de recursos humanos.

O secretário da Saúde do Estado, Arruda Bastos, parabenizou os novos membros da diretoria do HGF e destacou o mérito que cada um tem ao assumir uma direção geral de um hospital da Rede SESA. “Todos os nossos diretores de unidades passaram por concurso e foram aprovados. Eles se prepararam para assumir o desafio.” O secretário falou ainda da ampliação da rede pública de saúde, com a criação das policlínicas e hospitais regionais, uma ação que deve ter os resultados refletidos diretamente no HGF. “Em muito breve, ainda nesta gestão, o HGF vai voltar a ter aquele perfil para o qual foi criado.”- afirmou referindo-se ao desafio que hoje a unidade enfrenta com o problema de superlotação no serviço de urgência e emergência.

 

 

 

A médica Níobe Furtado Barbosa, com 32 anos de trabalho dedicados ao HGF, deixa a direção Geral para assumir a coordenadoria do Núcleo de Gestão Estratégica do hospital, que segundo o secretário da saúde, Arruda Bastos, terá sua atuação ampliada para toda a rede de hospitais da Secretaria da Saúde do Ceará, SESA.  Em seu discurso, a ex-diretora Geral desejou sorte e saúde ao novo gestor.

Já empossado, o diretor Geral do HGF, Zózimo Medeiros,  deixou claro que a nova diretoria é uma continuidade de tudo o que foi realizado pela gestão anterior. Ele disse que espera ter o apoio de todos para realizar novos projetos para a unidade de saúde.

A nova diretoria assume com inaugurações no hospital já marcadas para o próximo mês de junho. Serão inaugurados o setor de hemodiálise e a emergência obstétrica. Só na emergência obstétrica o investimento é R$7,7 milhões, recursos do Ministério da Saúde e do Tesouro Estadual.

Nos últimos quatro anos, o HGF, com 42 anos de funcionamento, foi ampliado e modernizado. O número de leitos aumentou de 319 para os atuais 531 leitos. Os pacientes receberam uma nova unidade para tratamento do AVC, instalada com equipamentos de alta tecnologia, a exemplo do multi-slice que faz em apenas cinco segundos uma tomografia que em equipamentos tradicionais são realizados em 20 minutos. Em 2009, foi inaugurada a unidade Régis Jucá, que ampliou de 11 para 21 o número de salas de cirurgia, elevando a capacidade de realização de cirurgias, por mês, de 780 para 1.300 de média e alta complexidade.

E as obras não param no HGF. O setor de nutrição está sendo ampliado e reformado de acordo com os padrões da Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

 

Ao final da solenidade, foi distribuído o Relatório de Gestão referente ao período  2008-2010. Clique aqui e confira o relatório na íntegra.