Emergência do Hospital Geral de Fortaleza, HGF, muda para melhor atender
4 de maio de 2011 - 14:32
A reestruturação, iniciada em março, tem o objetivo de agilizar o atendimento, oferecendo um serviço mais humanizado
Emergências superlotadas são hoje uma realidade em todo o mundo. Com todos os leitos de emergência ocupados, pacientes acamados passam a ser atendidos nos corredores. Como consequência disso, temos o aumento na espera pelo atendimento e uma alta tensão na equipe assistencial.
Para melhorar a qualidade do atendimento na emergência do Hospital Geral de Fortaleza, HGF, foi criado em março deste ano o Núcleo Gestor da Emergência, que está realizando uma reestruturação do setor nas áreas física, recursos humanos, materiais e equipamentos.
A estrutura física passa por ações de recuperação e manutenção, assim como os materiais e equipamentos. Novos materiais estão sendo adquiridos conforme demanda e a reposição de insumos tem fluxo definido, mantendo a qualidade e evitando desperdício.
O acolhimento com classificação de risco é outra ferramenta que vem sendo utilizada. A classificação possibilita que sejam identificados os pacientes que tem o perfil para o atendimento em hospital terciário, da alta complexidade. O objetivo é reduzir o fluxo de pacientes no setor para oferecer um atendimento mais humanizado.
Espaços foram definidos para recebimento e tratamento de pacientes diferenciados pela classificação de gravidade. O eixo vermelho, destinado à pacientes em estado mais grave, teve sua área de atendimento ampliada e conta com sala de parada com 4 leitos e sala de estabilização com 8 leitos.
O eixo azul, que compreende pacientes de menor risco classificados por triagem feita por profissionais de enfermagem, técnico de enfermagem e médico, conta com recepção, sala de espera exclusiva à pacientes e três salas destinadas ao atendimento de urgência clínica com médico, auxiliar de enfermagem e segurança. Uma sala de medicação também compõe o eixo azul.
Na área de recursos humanos, a equipe foi ampliada para garantir a celeridade no atendimento. As urgências clínica e cirúrgica contam com três médicos plantonistas cada uma durante 24 horas/ dia. As salas de reanimação, estabilização contam com médico em tempo integral cada uma. Nos corredores, três médicos plantonistas cuidam dos pacientes também em tempo integral. Na sala de observação, são dois médicos de plantão e na Unidade semi-intensiva, são dois plantonistas. No primeiro andar, seis diaristas dão assistência aos internados e médicos das clínicas especializadas ficam de sobre-aviso. Três salas do centro cirúrgico ficam permanentemente à disposição da Emergência. A sala de recuperação conta com um médico plantonista durante 24 horas por dia.
Também faz parte da ação um trabalho educativo, envolvendo todos os gestores no sentido de dar visibilidade na redução de morbidade, mortalidade , tempo de permanência e celeridade no atendimento da emergência, gerando um aumento do grau de satisfação da população e dos funcionários.
Com as mudanças, o setor ganhou uma nova estrutura organizacional, com um coordenador geral, o médico Rommel Araújo, uma gerente administrativa, Regina Gomes, além de gerentes para os núcleos da Clínica Médica, da Clínica Cirúrgica, do Paciente Crítico e de enfermagem, além da chefia de equipe.
Emergência do HGF em números
A emergência do HGF realiza mensalmente sete mil e quinhentos atendimentos. Sua capacidade instalada, além das salas de parada e de estabilização, conta com trinta leitos em duas salas de observação. No primeiro andar, são quarenta e oito leitos e para aqueles pacientes flutuantes, que podem receber alta médica em 24 horas, o hospital disponibiliza vinte e cinco vagas.
Novos Fluxos
Veja a seguir os novos fluxos definidos para a Emergência do Hospital Geral de Fortaleza. As mudanças visam facilitar o trabalho dos profissionais do setor junto aos pacientes.
Acompanhantes
A necessidade de acompanhante é definida pelo Serviço Social da Emergência. A mudança de acompanhante pode ocorrer em dois horários. Durante a manhã, das 6:30h e às 8:30h. E à noite, das 18:30h às 20:30h.
Visitantes
O horário das visitas com acesso pela entrada da emergência foi dividido da seguinte forma:
Emergência 1º andar – 15h às 16h
Emergência térreo – 16h às 17h
Unidade de AVC(Tarde) – 15h às 16h
Unidade de AVC(Noite) – 20h às 21h
Funcionários
O acesso ao hospital pela emergência só será permitido aos trabalhadores do próprio setor. Funcionários de outros setores devem ingressar no hospital pela recepção principal ou pela entrada ao lado da emergência. Um comunicado da Direção Administrativa foi enviado a todos os setores informando a decisão, que passa a ser cumprida a partir de primeiro de maio de 2011.
Secretaria da Emergência – (85)3101-3169