HGF recebe 60 novos residentes para 21 especialidades médicas
1 de fevereiro de 2011 - 16:15
A solenidade realizada no auditório principal do HGF, foi iniciada com a execução do hino nacional e contou com a presença do secretário da Saúde do Estado, Arruda Bastos, que compôs a mesa de honra, ao lado da diretora Geral do HGF, Níobe Furtado Barbosa, o presidente do Setor de Estudos e Aperfeiçoamento(SEAP), David Morano, a coordenadora da Residência Médica do HGF, Aglaís Leite e o representante do médicos residentes da unidade, Theógenes Macedo. Theógenes deu as boas vindas aos colegas usando uma frase do ex-presidente da Associação dos Residentes do Ceará, Felipe Sidrião, morto em 2010. “Durante a residência, é quando se estuda menos, se trabalha mais e se aprende mais.”
A coordenadora da Residência Médica, Aglaís Leite o presidente do SEAP, David Morano, apresentaram um pouco da estrutura que os novos residentes vão poder contar durante esse período de aprendizado. A diretora Geral do hospital, Níobe Barbosa, destacou o papel dos residentes na busca de soluções para os problemas vivenciados na unidade, como é o caso da superlotação na emergência. “O residente tem como ajudar a gestão a resolver esse problema, seja como profissional, seja como cidadão, trazendo propostas de soluções”- afirmou.
O secretário Arruda Bastos deu o tom do bom humor durante a solenidade. Ele brincou com o fato de ter sido aluno do atual presidente do SEAP, David Morano. Falou de sua experiência como residente, e em seguida apresentou uma radiografia da Rede de Saúde do Estado. Em tom mais sério, o secretário falou das unidades de saúde privadas que fecharam as portas e da crise enfrentada por unidades como o Hospital das Clínicas, mantido pelo Governo Federal. Ele citou inclusive que uma alternativa para resolver a questão seria a estadualização do HC, a exemplo do que já aconteceu no passado com o Hospital de Messejana e HGF. Eles destacou que nunca na história do Ceará houve tanto investimento na área da saúde como na atual gestão.
Após os discursos, os participantes da solenidade assistiram a um vídeo mostrando um pouco da história do Hospital Geral de Fortaleza, que completa 42 anos em maio deste ano. Em seguida, foi feita a distribuição do Manual de Rotinas dos residentes e de um guia prático para elaboração de trabalhos científicos.
A solenidade foi encerrada com palestras sobre a rotina no setor de Farmácia e sobre o Controle das Infecções Hospitalares.
A seguir, a lista com os 21 programas de Residência Médica do HGF:
NOME DO SUPERVISOR |
PROGRAMA |
Duração |
|
|
1 |
Dra. Aglais Gonçalves Leite |
Anestesiologia |
03 anos |
|
2 |
Dr. Olavo Napoleão Araújo Júnior |
Cirurgia Geral |
02 anos |
|
3 |
Dra Maisa Colares de Carvalho |
Clínica Médica |
02 anos |
|
4 |
Dr. Oscar Costa Castro |
Cirurgia Plástica |
03 anos |
|
5 |
Dr. Jerônimo Sá Jr. |
Cirurgia Vascular |
02 anos |
|
6 |
Dra. Tânia Maria Bulcão |
Endocrinologia |
02 anos |
|
7 |
Dr. Gerardo Frota Magela |
Endoscopia |
02 anos |
|
8 |
Dr. Sérgio Rangel de P. Pessoa |
Gastroenterologia |
02 anos |
|
9 |
Dr. Ricardo Montefusco Arraes |
Mastologia |
02 anos |
|
10 |
Dra. Albano de Menezes |
MedicinaIntensiva |
02 anos |
|
11 |
Dr. Augusto Guimarães Carvalho Guimarães |
Nefrologia |
02 anos |
12 |
Dra. Tereza Lucia de Oliveira Maia |
Neonatologia |
01 ano |
13 |
Dr. George Linard Silva Malveira |
Neurologia |
03 anos |
|
14 |
Dra. Maria dos Remédios Pacheco de Sousa |
Obstetrícia Gineco |
03 anos |
|
15 |
Dra. Felipe do Carmo Carvalho |
Oftalmologia |
03 anos |
16 |
Dr. Bertrand Agra |
Ortopedia /Traumato |
03 anos |
|
17 |
Dr. Magno Eric B. Peixoto |
Otorrinolaringologia |
03 anos |
|
18 |
Dra. Fernanda Freire Q. Lima |
Pediatria |
02 anos |
|
19 |
Dr. Carlos Leite de Macedo Filho |
Radiologia |
03 anos |
|
20 |
Dr. Walber Pinto Vieira |
Reumatologia |
02 anos |
|
21 |
Dr. Gustavo Persici Rodrigues |
Urologia |
03 anos |