Auditório do HGF transformado em templo para a Missa do Natal

23 de dezembro de 2010 - 19:17

 

O mesmo auditório que reuniu vários setores para festas de confraternização natalina, nesta manhã, 23 de dezembro, serviu de templo para a Missa de Natal dos pacientes, acompanhantes e funcionários do Hospital Geral de Fortaleza, celebrada pelo padre Alex, da Comunidade São José, no Papicu. Foi um momento de união para todos louvarem a Deus “pelas conquistas do HGF ao longo de 2010, como também pelas dificuldades, porque tudo devemos agradecer”- como bem falou Elenir (funcionária do SAME), nas palavras de saudação inicial à comemoração ao nascimento do menino Jesus. O coral do HGF entoou cânticos religiosos, regido pelo maestro Poty. Foi realmente um momento de fé, partilha, com funcionários participando de leituras bíblicas da homilia.

 

 

 

O Natal – nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo – foi o tema central do sermão. Padre Alex aproveitou para chamar atenção para a questão do consumo desenfreado que o comércio impõe, levando as pessoas a esquecer o verdadeiro significado do Natal, seu valor para a humanidade. Condenou o fato negativo que isso traz, principalmente pelo fato de uma parte das pessoas ter condições de participar da “sociedade de consumo”, mas o grande número de pobres não. “Natal não é isso. É olhar quem está ao nosso lado. Ser justo, ajudar quem necessita. Ser fraterno. Porta de coração aberta para os olhos de outras pessoas” – comentou. “Jesus é justiça, fortaleza, paz, amor, concórdia. Essa deve ser a tradução do Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo” – pregou aos presentes.

 

 

 

 

 

 

Mensagem de Natal da Diretora Geral do HGF

 

 

O tom da celebração em torno do amor, partilha, perdão, foi o mesmo da mensagem feita pela diretora geral do HGF, Níobe Furtado Barbosa, a todos que acompanhavam a missa. Emocionada, Dra. Níobe fez uma reflexão sobre a oportunidade que “temos para exercitar o amor para todos que procuram o Hospital, dedicando mais atenção e um trabalho mais humanizado”. Agradeceu aos funcionários e demais colaboradores por tudo que o HGF conquistou este ano, desejando que em “2011 possam ser melhores e que mais conquistas sejam alcançadas”. Encerrando sua fala, disse: “não adianta ser luz se não vamos iluminar o caminho de outras pessoas”.

 

E neste ano de 2010, o Hospital Geral de Fortaleza teve sim muitas conquistas. Uma delas, o ressurgimento do seu coral. Em apenas poucos meses, pequenos ensaios, o maestro Poty conseguiu um feito importantíssimo: levar as vozes do Coral do HGF a vários apresentações natalinas. E hoje, por ocasião da Missa, o coral cantou e encantou aos presentes. “Foi um verdadeiro milagre”, como bem disse Elenir. E o maestro Poty agradeceu, torcendo para que o coral continue firme e forte. “Um hospital precisa muito de um instrumento de trabalho como um coral”- pontuou.