HGF é reconhecido pela excelência nas práticas relacionadas à Esterilização de Materiais
3 de agosto de 2010 - 13:18

O Centro de Materiais e Esterilização do HGF é referência hoje no Estado por possuir equipamentos com tecnologia de ponta que fazem a esterilização de materiais tanto no médoto a vapor como a baixa temperatura. Neste último método, o HGF é pioneiro, sendo o único hospital do Ceará que possui essa tecnologia, usada para esterilizar materiais críticos(uso invasivo) que são termossensivéis, como catéteres e materiais de anestesia e hemodinâmica. O hospital empresta a tecnologia para outras unidades da rede estadual, como é o caso do Hospital Infantil Albert Sabin e Hospital Geral Cesar Cals. A expectativa é de que o serviço seja destinado também ao Hospital de Messejana e Waldemar de Alcântara.
Em funcionamento desde dezembro do ano passado, o Centro de Materiais e Esterilização do HGF cumpre as recomendações internacionais para garantir uma esterilização segura e confiável de roupas e equipamentos usados em procedimentos invasivos nas várias unidades do hospital. Todos os dias, os equipamentos são submetidos a testes químicos, físicos e biológicos, onde microorganismos são colocados no ambiente a ser esterilizado, demonstrando a eficácia do equipamento.

Em reconhecimento à excelência nas práticas de monitoramento de esterilização, é que o Hospital Geral de Fortaleza foi certificado como Padrão Ouro pela empresa 3M do Brasil em março deste ano. A certificação é baseada nos padrões internacionais e tem o objetivo de reconhecer e disseminar as melhores práticas em monitoramento de esterilização. Para marcar esta conquista, será realizado no próximo dia 9 de agosto, segunda-feira, no auditório principal do HGF, um evento onde um representante da empresa 3M falará sobre a importância dessa certificação para toda a comunidade do HGF e convidados de outras unidades de saúde.
Por mês, são esterilizados no Centro de Materiais e Esterilização do HGF cerca de 45 mil itens na esterilização a vapor e cerca de 4 mil itens na baixa temperatura. O centro é coordenado pela enfermeira Ana Cristina Colares.
Para entender a certificação
A 3M do Brasil tem 63 anos de mercado brasileiro e lançou em 2008, o programa Soluções Integradas para a Saúde, que teve seu desenvolvimento fundamentado nos objetivos do Programa de Certificação em Monitoramento da Esterilização (PCME), iniciado em 2005, quando os primeiros hospitais foram certificados. No começo, o programa foi inspirado na vontade de auxiliar na ampliação de informações sobre recomendações nacionais e internacionais para o monitoramento do processo de esterilização a vapor, bem como no estabelecimento de protocolos e no reconhecimento das Melhores Práticas realizadas.
O principal objetivo do Programa é contribuir com a melhoria da qualidade dos serviços prestados e reconhecer as Centrais de Material e Esterilização (CME) que desenvolvem as melhores práticas em monitoramento da Esterilização a vapor. O PCME, apesar de ter sido idealizado pela 3M do Brasil, teve todas as suas categorias baseadas nestas Recomendações. Assim, são três categorias: Bronze (instituições que realizam as exigências mínimas para o monitoramento do Processo de Esterilização a vapor), Prata (instituições que realizam as Boas Práticas) e a Ouro (instituições que realizam a Excelência no Monitoramento).
Atualmente, 55 hospitais do Brasil mantêm o certificado na categoria Ouro. O HGF faz parte desse grupo.
Mais informações:
Assessoria de Comunicação HGF – 3101-7086
Centro de Material e Esterilização do HGF – 3101-3285