HGF realiza 1ª cirurgia intra-uterina por sistema bipolar
4 de junho de 2010 - 17:20
O Hospital Geral de Fortaleza realizou na manhã desta sexta-feira, 4, a primeira cirurgia por Sistema Bipolar Versapoint, método inovador e mais eficaz, beneficiando três pacientes do ambulatório de ginecologia, com histórico de mioma e pólipos. Esta, também, é a primeira vez que este tipo de procedimento cirúrgico acontece num hospital público do Estado, como destaca o médico cirurgião Jaime Alencar Benevides Filho. As cirurgias foram realizadas com equipamento cedido pela empresa fabricante, mas segundo Benevides, o HGF já está em processo de compra do sistema que considera se tratar de uma inovação tecnológica importante no tratamento cirúrgico das doenças intra-uterinas.
Além de ser menos agressiva e mais eficaz, a cirurgia pelo sistema bipolar versapoint apresenta outras vantagens. O procedimento é realizado sem corte, utiliza soro fisiológico, diferente do sistema monopolar, e também mais segura, conforme atesta o médico cirurgião do setor de ginecologia do HGF. Para as pacientes, uma vantagem a mais: elas saem mais cedo do hospital. A permanência no hospital deve ser de até 24 horas, quando as pacientes já podem voltar à normalidade do seu cotidiano. Atualmente, cerca de mil mulheres passam por mês no ambulatório de ginecologia do Hospital Geral de Fortaleza. Entre os casos de cirurgia, os miomas e pólilos apresentam-se com mais freqüencia.
Como funciona
O mecanismo de ação dos equipamentos cirúrgicos com energia bipolar consiste de explosão celular rápida, através da ebulição. Nestes equipamentos, os eletrodos estão muito próximos um do outro, o que permite a corrente elétrica passar pelo tecido-alvo e retornar ao eletrodo neutro sem percorrer outros tecidos e órgãos não desejados no procedimento realizado.