Agulhas para promover o alívio da dor

10 de maio de 2010 - 03:00

Pouca gente sabe, mas o serviço de acupuntura já é disponibilizado pelo SUS na rede pública de saúde. Em Fortaleza, o serviço é disponibilizado à população no Centro de Saúde do Meireles e no Hospital Geral de Fortaleza, HGF.

Na busca do alívio da dor, muitos pacientes tem sido encaminhados pelos ambulatórios da Dor Crônica, Reumatologia e Ortopedia do HGF para o tratamento de acupuntura. O serviço é disponibilizado pelo SUS no HGF há cerca de 8 anos. Quem está a frente do serviço é a médica anestesista e acupunturista Anália Chagas de Pontes. Hoje, são atendidos cerca de 20 pacientes, sempre às quartas-feiras das 13h às 17h no segundo andar da Unidade Régis Jucá. Cada paciente faz em média oito sessões de acupuntura. Dependendo do estado do paciente, este número pode ser ampliado.

A acupuntura é um tratamento que busca equilibrar o organismo através da inserção de agulhas especiais, em pontos específicos da pele. A terapia costuma ser lembrada em casos de estresse, ansiedade, depressão, insônia, enxaqueca, alterações menstruais ou hormonais, problemas imunológicos, mas tem várias outras indicações.
 
No HGF, o tratamento é direcionado a pacientes que sofrem de dores crônicas e complementa o tratamento convencional.

SERVIÇO

> Para informações sobre acupuntura no Hospital Geral de Fortaleza, ligue: 3101 3272. O HGF fica na rua Ávila Goulart, 900, Papicu.

 
SAIBA MAIS

> A acupuntura é um tratamento que busca equilibrar o organismo através da inserção de agulhas especiais, em pontos específicos da pele.

> A acupuntura é a prática da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), usada há mais de 4.000 anos no Oriente.

> A técnica se baseia em energias que percorrem o corpo. Esses trajetos passam pelos órgãos e vísceras e se exteriorizam na pele e estruturas próximas, como, tecido subcutâneo, músculos.

> Nos trajetos foram mapeados pontos que podem ser alcançados por agulhas, permitindo que sejam estimulados ou sedados, conforme o caso, para desbloquear a passagem da energia e permitir sua circulação e distribuição pelo organismo.

> Ficará a critério do médico acupunturista selecionar e fazer a combinação dos pontos mais adequados para colocação das agulhas no paciente.

> Nas mãos de pessoas inabilitadas, pode agravar as doenças pré-existentes ou desencadear o aparecimento de outras. Quando realizada por médicos especialistas, não foram demonstrados quaisquer efeitos colaterais, a exemplo dos encontrados nos medicamentos.