HGF realiza primeira cirurgia navegada de quadril do estado do Ceará

22 de março de 2010 - 03:00

 O procedimento inédito será dirigido pelo chefe do setor de Ortopedia do HGF, Manoel Diógenes que terá como convidado o médico alemão Hartmuth Kiefer

 

No próximo dia 23 de março, terça-feira, o Hospital Geral de Fortaleza (HGF) será palco de uma das mais modernas técnicas cirúrgicas aplicadas hoje no mundo na área de Ortopedia. Na ocasião, a dona-de-casa  Maria Cleidiane Dantas vai receber a prótese de quadril
por meio da cirurgia navegada com o equipamento Orthopilot, que permite uma intervenção menos invasiva, inteiramente associada à tecnologia, pois utiliza os princípios de localização GPS para encontrar o perfeito encaixe da peça ao corpo do indivíduo operado.

 
À frente do procedimento, conhecido tecnicamente por artroplastia, estará o médico cearense Manuel Diógenes, chefe do setor de Ortopedia do HGF, que convidou o alemão Hartmuth Kiefer, especialista em trauma com experiência reconhecida mundialmente, para dividir com ele o centro cirúrgico.

 
“A cirurgia navegável representa o futuro, é uma tendência na área de Ortopedia. Pela primeira vez acontece uma cirurgia de encaixe de Metha no estado e será uma ótima oportunidade para troca de conhecimento já que o procedimento cirúrgico será transmitido ao vivo para um auditório com especialistas que poderão tirar suas dúvidas em tempo real”, afirma Diógenes, que reconhece a importância da realização do procedimento no Ceará como um avanço para a Ortopedia na região Nordeste do País. Por enquanto, a cirurgia será apenas demonstrativa,  mas o objetivo é implantar o serviço a médio prazo na unidade de saúde. Hoje, aguardam uma prótese de quadril 126 pacientes.

 

Com evidência comprovada em mais de 300 publicações e uso em mais de 100 mil casos, a cirurgia navegável é atualmente realizada, além do Estado do Rio de Janeiro, no Distrito Federal, em São Paulo, na Bahia e no Recife. Além disso, vem sendo tema de palestras em importantes congressos da área de Ortopedia.

 
Formada por câmeras que acompanham sensores ligados à área do corpo submetida à cirurgia, o equipamento encaminha imagem tridimensional a um monitor, assinalando os locais corretos para se fazer um corte ou colocar um parafuso. Através desta orientação, é possível fazer um encaixe perfeito das próteses, diminuindo as chances de desgaste precoce.
 

Sobre o Orthopilot
 
Voltado para a área ortopédica, o equipamento da B. Braun  é um PC navegador acoplado a um sistema de GPS, responsável pelo rastreamento ótico dos ossos. Com design arrojado, reúne seus componentes (monitor ultra fino; controle acionado com os pés; câmera independente), sendo de fácil manuseio. Sua indicação é para procedimentos de Artroplastia Total de Quadril, Artroplastia Total de Joelho, Reconstrução do Ligamento Cruzado Anterior e Osteotomia Tibial. O Orthopilot é próprio para intervenções precisas de cortes, posicionamento de próteses e até os erros não identificados a olho nu para cirurgias. O  sistema  de  navegação  Orthopilot  aumenta  a  precisão  da  cirurgia, auxiliando  o  cirurgião a encontrar o melhor posicionamento. Isto possibilita maior durabilidade da prótese, minimizando a necessidade de revisão devido ao eventual posicionamento incorreto.

 

Assessoria de Comunicação HGF – 3101-7086