Ideia de que idosos precisam dormir menos que jovens é mito
25 de fevereiro de 2010 - 03:00
A ideia de que as pessoas precisam de menos horas de sono quando envelhecem não passa de um mito, de acordo com uma pesquisa americana. Quem está na meia-idade ou é idoso deve dormir tanto quanto os jovens se quiser que a função cerebral seja mais eficiente no dia seguinte.
Sean Drummond, psicólogo da Universidade da Califórnia, testou os efeitos do sono em 62 voluntários, divididos em dois grupos: um com idade média de 27 anos e, o outro, de 68. Todos passaram duas noites em um laboratório.
No segundo dia, os participantes tiveram de memorizar uma lista de palavras enquanto seus cérebros eram monitorados. “Quanto mais (o grupo mais velho) dormir durante a noite, mais eficiente é a função cerebral no dia seguinte. Eles ficam mais capazes para aprender e lembrar o material novo. Considerando adultos jovens, a quantidade de sono não é tão importante”,disse o psicólogo ao jornal Daily Mail.
O pesquisador lembrou que os idosos estão mais propensos a sofrer de uma noite de sono interrompida por conta de problemas de saúde, o que os força a se adaptar com sonecas e cansaço ao longo do dia.
Segundo o Daily Mail, cientistas do sono afirmam que a maioria necessita dormir de sete a nove horas diariamente.