Regimento Interno do Conselho Local de Saúde em debate

10 de fevereiro de 2010 - 03:00

O Conselho Local de Saúde do HGF, implantado em dezembro passado, se reúne hoje, 10 de fevereiro, a partir das 15h, no auditório principal do hospital para discutir e aprovar o regimento interno do conselho. Toda a comunidade do HGF está convidada a participar das discussões. O Conselho Local de Saúde do HGF é o primeiro da rede estadual de saúde, foi idealizado em 2007, quando a então diretora Geral da unidade, Fátima Dias e é formado por 20 conselheiros titulares e outros 20 suplentes, divididos da seguinte forma:
-segmento servidores: 5 titulares e 5 suplentes, escolhidos através de processo eleitoral;
-segmento gestor: 5 titulares e 5 suplentes; e
-segmento usuários com 10 titulares e 10 suplentes.
Entre as entidades representadas dentro do segmento de usuários, estão o GAPO(Grupo de Apoio do Paciente Onco-hemotológico do Estado do Ceará), a AAPEMCE(Ass. De Amigos e Portadores de Esclerose Múltipla do Ceará), a RSP(Rede Solidária Positiva) e RNT(Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV-Aids), Associação dos Diabéticos, Associação de Pessoas com Deficiência e representante indígena, entre outras.
 “A implantação do conselho Local de Saúde do HGF torna-se um marco na história de 40 anos do hospital.” Assim, declarou a diretora geral da unidade, Níobe Barbosa. “Isso é a realização de um sonho que começou com a tentativa de se implantar um conselho gestor  há 10 anos que não deu certo.Agora, vamos ter o usuário participando das decisões e tentando ajudar a solucionar os problemas desse grande hospital, o que é um grande avanço”, concluiu emocionada.
A diretora Médica Fátima Dias, também titular do segmento gestor do Conselho, destacou a importância do Conselho Local de Saúde como instrumento democrático dentro da gestão do hospital. Ela afirmou que a partir de agora usuários, servidores e gestores devem trabalhar juntos. O secretário da Saúde do Estado, João Ananias, se mostrava orgulhoso e elogiou o trabalho conjunto feito para formar o conselho. “Esse conselho vem complementar a gestão com a participação da comunidade”, disse. O secretário lembrou que o primeiro conselho popular na saúde no Ceará foi criado há 19 anos em Santana do Acaraú, quando ele era prefeito de lá. “A criação do conselho abre oportunidade para os usuários sugerirem soluções para os problemas do dia-a-dia da instituição. É uma ferramenta para o exercício da cidadania. A implantação desse conselho tende a se tornar um referencial para as outras unidades de saúde do Estado”, finalizou.
O conselheiro Jorge Rolim de Castro, da Associação dos Portadores de Retinose Pigmentar(Retina Ceará), representante do segmento de usuários, declarou que a comunidade só tem a ganhar com a implantação do conselho. “Estamos ganhando um grande instrumento de democracia. Agora, temos voz e vez dentro do HGF”.