Estímulo frio pode gerar crises de enxaqueca
26 de janeiro de 2010 - 03:00
MUITA ATENÇÃO PARA OS FATORES QUE PODEM DEFLAGRAR AS DORES DE CABEÇA PRIMÁRIAS. SAIBA COMO EVITÁ-LOS
Para a maioria das pessoas, as altas temperaturas sugerem, não só ir à praia e adquirir um bronzeado, mas também se refrescar com líquidos gelados e, por que não, um delicioso sorvete. O que muitos desconhecem é que uma alteração da temperatura e a ingestão de alimentos gelados, combinados, pode desencadear dores de cabeça primárias – principalmente as enxaquecas – em indivíduos susceptíveis.
Embora não se saiba ao certo as causas dessa relação, é fato que o hipotálamo, uma pequena mas importante estrutura cerebral que regula diversas funções corporais (ex: a temperatura), também tem participação ativa nas dores de cabeça primárias. “Provavelmente uma resposta hipotalâmica, gerada a partir do aumento na temperatura corporal pelo calor, deflagraria essas crises”, afirma o neurologista João José Carvalho, do Ambulatório de Cefaleia do Hospital Geral de Fortaleza (HGF) e membro da Sociedade Internacional de Dor de Cabeça e da Sociedade Brasileira de Dor de Cabeça.
Além do aumento das temperaturas, a luminosidade é apontado como um fator igualmente nocivo aos pacientes que sofrem de cefaleia. Segundo a neurologista e membro da Sociedade Brasileira de Cefaleia, Célia Roesler, estudos recentes sobre a relação da doença e a fotofobia têm revelado que há células nervosas que captam somente a luz, o que justifica que deficientes visuais também sofram de enxaqueca. Porém, sobre as causas que agravam as dores relacionadas ao excesso de luz, a médica diz que ainda não existe nenhum resultado conclusivo.
Gelados
Junto com o calor, geralmente há o aumento do consumo de alimentos gelados. Nas praias, o sorvete é um dos itens mais procurados. No entanto, a médica alerta que a sensação refrescante pode ter um alto preço. “É que, ao ingerir alimentos gelados com o corpo exposto à altas temperaturas, o choque térmico provoca uma vasoconstrição seguida de uma vasodilatação compensatória”, explica.
Depois que o estímulo chega ao céu da boca, o paciente pode sentir uma forte dor frontal. Porém, ela diz que, ao contrário das enxaquecas comuns, a “cefaleia do sorvete” é benigna e sem grandes consequências, além de poder ser tratada facilmente.
Temperatura
30 Graus Celsius. Com essa temperatura média os vasos sanguíneos da região entre o couro cabeludo e a calota craniana se dilatam, desencadeando fortes dores na cabeça.
Incidência
“A maioria dos enxaquecosos é formada por mulheres entre 20 e 30 anos em função das variações hormonais”
Célia Roesler
Médica neurologista, membro da Sociedade Brasileira de Cefaleia
Fonte: Diário do Nordeste