O que é AVC?
31 de outubro de 2009 - 03:00
O derrame é responsável por 10% das mortes no mundo a cada ano
O termo AVC significa acidente vascular cerebral.
Esse é o nome correto da doença a qual muitas pessoas costumam chamar simplesmente de derrame. Um problema que responde por 10% das mortes no mundo a cada ano. Na verdade, aquilo que é conhecido popularmente como “derrame” representa apenas um dos tipos desses ataques ao cérebro: o AVC hemorrágico.
O AVC hemorrágico não é o mais comum. Nele, um vaso se rompe e o sangue extravasa alagando uma área da massa cinzenta. Já no AVC isquêmico, que representa 80% dos casos, acontece algo parecido ao que ocorre no coração dos infartados: uma obstrução de uma artéria bloqueia o fluxo de sangue que deveria irrigar uma determinada região.
Tanto no AVC hemorrágico, quanto no AVC isquêmico o resultado é o mesmo: as células da área afetada morrem, causando diversas seqüelas. Dependendo do local da lesão, pode provocar desde a morte da pessoa até paralisias, problemas de fala, de visão, de memória, entre outros danos. Uma realidade que atinge 2/3 dos pacientes que sobrevivem a um ataque desses.
O Hospital Geral de Fortaleza inaugurou no último dia 29 de outubro uma unidade especializada no tratamento de acidente vascular cerebral. A nova Unidade é o destaque do Programa Estadual de Atenção ao AVC. Somente em obras na nova unidade, foram investidos R$756 mil, recursos do Ministério da Saúde e do Tesouro do Estado. A unidade é a maior de todo o país, com com 20 leitos e equipamentos de última geração.