DIA NACIONAL DE CONSCIENTIZAÇÃO DA ESCLEROSE MÚLTIPLA
18 de agosto de 2009 - 03:00
DIA NACIONAL DE CONSCIENTIZAÇÃO DA ESCLEROSE MÚLTIPLA É COMEMORADO COM SEMANA DE EXPOSIÇÃO DE ARTE DOS PACIENTES E PALESTRA NO HGF
Para marcar a data em Fortaleza, a Associação dos Amigos e Portadores de Esclerose Múltipla do Estado do Ceará – AAPEMCE, vai realizar de 24 a 30 de agosto, no espaço Benficarte, no shopping Benfica, uma exposição com os trabalhos artesanais produzidos pelos portadores de esclerose múltipla. A idéia é demonstrar as potencialidades criativas que os portadores de esclerose múltipla têm e viabilizar a divulgação dos contatos dos artesãos portadores de esclerose múltipla interessados em comercializar seus produtos.
A exposição acontece sempre no horário de funcionamento do shopping Benfica, das 10 da manhã às 10 horas da noite.
No dia 31, fechando a programação, a palestra “Conversando sobre a esclerose múltipla – a visão da equipe multidisciplinar e a visão do paciente” será realizada no auditório principal do HGF, das 9:30 às 11:30h, aberta ao público em geral. A iniciativa é do médico neurologista Artur D`Almeida, chefe do Centro de Tratamento de Esclerose Múltipla do HGF.
Entendendo a Esclerose Múltipla
Aposentadorias precoces, a não inserção no mercado de trabalho para os mais jovens e a criatividade que se manifesta frente às situações adversas produzidas pela doença possibilitam o redimensionamento das aptidões pessoais para a arte, a qual se mostra em primorosos trabalhos resultantes de força de vontade e superação.
A esclerose múltipla (EM) foi descoberta pela ciência no ano de 1860, sendo o médico francês Charcot o responsável por tal descoberta. Desde então, iniciou-se a busca pela cura de tal enfermidade, sem sucesso até o presente momento.
Com o passar dos anos, o pouco conhecimento da enfermidade e a falta de tratamentos para minimizar os efeitos da progressão da doença geraram preconceitos e crenças equivocadas na população, dentre as quais a de que a EM era uma doença mental, uma doença de idosos, ou mesmo a doença do esquecimento (por conta do adjetivo esclerosado, o qual é usado vulgarmente para designar pessoas esquecidas).
Tal desconhecimento acarreta grandes prejuízos para as pessoas acometidas de tal enfermidade, uma vez que o preconceito se manifesta nas mais diversas situações e o resultado é que depressão, falta de amizades e ânimo para viver passam a fazer parte do cotidiano de muitos portadores de esclerose múltipla.


O processo inicial para a criação de uma associação que representasse os portadores de esclerose múltipla no Estado do Ceará iniciou-se em 2005, mas o desafio de reunir pessoas com diversos níveis de evolução da doença por muito tempo inviabilizou a criação da tão desejada entidade. No entanto, neste ano de 2009, no dia 13 de junho, finalmente foi criada a Associação dos Amigos e Portadores de Esclerose Múltipla do Estado do Ceará – AAPEMCE, a qual tem por objetivos representar os portadores de esclerose múltipla, defender seus interesses e trabalhar por uma maior qualidade de vida para as pessoas acometidas por tal enfermidade.
Mais infromações:
Gilda Barroso – Assessoria de Comunicação do HGF- 3101-7086/ 9925-5762
Associação dos Amigos e Portadores de Esclerose Múltipla do Estado do Ceará – AAPEMCE
Endereço: Rua Frei Vidal, nº. 2042 – São João do Tauape
Telefones: 3257-9920 / 8714-3360 / 9924-4994 / 9989-1983
E-mail: aapemce@yahoo.com.br