Humaniza HGF!

22 de janeiro de 2009 - 15:50

 

 

O Hospital Geral de Fortaleza, HGF, inicia 2009 com um plano de melhorias para o fluxo de funcionários e clientes internos e externos no interior do hospital. Dentro desse processo, todos os funcionários envolvidos na recepção dos clientes vão passar por um processo de educação continuada. O objetivo é criar um atendimento com excelência aos pacientes do SUS, trabalho já iniciado com a implantação da Política Nacional de Humanização do Ministério da Saúde. Aliás, a equipe do HGF passou todo o ano de 2008 discutindo o acolhimento desses pacientes. Foram várias rodas de conversa, reuniões e oficinas, além de uma visita ao Hospital Odilon Behens, em Belo Horizonte.

O movimento tem se aquecido pelo resgate do Grupo de Trabalho de Humanização da instituição, com participação da Diretora Geral e outros gestores e de grupos que se formam para trabalhar os processos de trabalho, discutir as questões do cotidiano e encaminhar soluções.

No dia 9, tiveram início as rodas com os profissionais da emergência para discussão do acolhimento e da classificação de risco. Ao mesmo tempo, os trabalhadores participaram de oficinas que trataram do SUS, da Política Nacional de Humanização, do seu papel na equipe, atribuições e funções, da organização do serviço, do acolhimento e da classificação de risco, por meio de metodologia participativa e interativa.   Os desafios são muitos mas a vontade e a determinação de oferecer um serviço com mais qualidade será possível com o apoio da equipe do HumanizaSUS, que chega para revelar novos caminhos gerando junto com todos os outros envolvidos, novas formas de olhar e fazer atenção e gestão em saúde.

As primeiras oficinas dentro do projeto de humanização do HGF ocorrem nos próximos dias 23 e 24 de janeiro. A idéia é reunir grupos de 20 pessoas dos mais diversos setores do hospital até atingir um universo de pelo menos 220 participantes. Os trabalhadores serão sensibilizados para o atendimento humanizado, com base nos princípios do SUS e nas diretrizes da Política Nacional de Humanização do Ministério da Saúde.

O acolhimento é um modo de operar os processos de trabalho em saúde de forma a atender a todos que procuram os serviços de saúde, ouvindo suas denúncias e assumindo no serviço uma postura capaz de acolher/ escutar e pactuar respostas mais adequadas ao usuário, e responsabilizar, orientando, quando for necessário, o paciente e a família em relação a outros serviços de saúde para a continuidade da assistência e estabelecimento de articulações com esses serviços para garantir a eficácia desses encaminhamentos. É preciso colocar no cotidiano o princípio da universalidade do acesso. Todos os cidadãos têm direito aos serviços de saúde. O acolhimento é uma diretriz norteadora da PNH e envolve o território dos afetos, emoções e relações.