Anestesia específica possibilita alta mais rápida de pacientes no HGF
21 de janeiro de 2009 - 15:03
Com o uso da anestesia regional no pós operatório, pacientes de cirurgias complexas recebem auta mais cedo e sem dor.
Mais comodidade e menos dor para o paciente, com alta médica mais cedo, resultando em leitos liberados mais rapidamente. Estes são alguns dos benefícios que o Hospital Geral de Fortaleza vem possibilitando aos pacientes com o uso da Anestesia Regional no pós operatório. Dentro desta prática, o paciente após o procedimento cirúrgico tem toda a área operada anestesiada para que continue não sentindo dor. Sem dor, ele se recupera mais rápido e é liberado mais cedo pra voltar pra casa.
Anestesia Regional – bloqueio
Neste procedimento, o anestésico é injetado no espaço fora do canal espinhal, chamado de espaço epidural. Um pequeno tubo ou cateter pode ser colocado no espaço e a anestesia local pode ser infundida através do tubo por horas, dias ou até mesmo semanas. Este tipo de anestesia pode ser utilizado para cirurgias que necessitam de grandes doses de anestésicos ou para o alívio de dores crônicas com doses mais baixas. As técnicas da anestesia regional podem ser utilizadas para bloquear áreas bem específicas como um pé, uma perna, um braço ou uma parte do pescoço. Neste caso, um grupo menor de nervos é bloqueado pelo anestésico.
Dependendo do caso, o anestésico pode ser aplicado a cada 24 horas ou de forma continuada. Sem dor, a recuperação é mais rápida. Desta forma, pacientes que passam por cirurgias complexas como as ortopédicas de fêmur, bacia e joelho podem deixar o hospital em 48 horas e não em 96 horas, como ocorre normalmente quando são utilizadas anestesias convencionais.
O Hospital Geral de Fortaleza é pioneiro no uso desse tipo de anestesia pelo SUS. O procedimento não é coberto pela maioria dos planos de saúde.
Curso de Anestesia Regional
O Hospital Geral de Fortaleza vai receber anestesistas de todo o Estado para um curso de Anestesia Regional, realizado pela Sociedade de Anestesiologia do Ceará. O curso marca o início do projeto itinerante do Instituto de Anestesia Regional, que vai ministrar aulas em hospitais públicos de todo o país. As aulas teóricas e práticas ocorrem no HGF nos dias 22 e 24 de janeiro, quinta e sábado, durante todo o dia. Estão sendo esperados cerca de 40 médicos anestesistas para o curso. As inscrições são gratuitas e as aulas serão ministradas pelos médicos do IAR, Instituto de Anestesia Regional, Marildo Gouveia e Luiz Eduardo Imbelloni.
Dra. Aglais Gonçalves Leite
Chefe da Anestesiologia – HGF
Mais informações:
Gilda Barroso
Assessoria de Comunicação – HGF
3101-7086/ 9925-5762