HGF celebra o Dia do Professor destacando o papel da Direção de Ensino e Pesquisa na formação e no avanço científico
15 de outubro de 2025 - 09:48 #Dia do Professor #Diep #Ensino e Pesquisa
Assessoria de Comunicação do HGF
Texto: Eva Sullivan
Fotos: Eva Sullivan e Filipe Dutra
Neste 15 de outubro, Dia do Professor, o Hospital Geral de Fortaleza (HGF), equipamento da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), presta homenagem a todos os profissionais que transformam conhecimento em cuidado. A data ganha significado especial dentro do HGF, reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) e Ministério da Saúde (MS) como hospital de ensino desde 2008, tornando-se, assim, um espaço de aprendizado contínuo.
Por meio da Direção de Ensino, Pesquisa e Residência (Diep), médicos residentes, estudantes de graduação e profissionais de diversas áreas da saúde encontram um ambiente de formação que alia teoria, prática e humanização, através de cursos, estágios, capacitações e eventos científicos que fortalecem a integração entre ensino, pesquisa e assistência. Atualmente, o HGF conta com 38 programas de residência médica e 8 programas de residência multiprofissional – o maior número entre as unidades de saúde do Ceará.
Para a Diep, cada profissional que compartilha seu conhecimento dentro do hospital é um professor. “Dia do professor é um convite à reflexão sobre o poder transformador do ensino, que transforma não apenas o futuro dos profissionais. Cada preceptor que orienta um residente, cada profissional que compartilha o que sabe está multiplicando o compromisso do HGF com a qualidade do atendimento e o modo como cuidamos das pessoas”, afirma a diretora Cristina Jorge.
Além da atuação na formação de novos profissionais, o HGF se destaca por sua atuação na pesquisa científica, sendo referência nacional e internacional, especialmente na área da Neurologia. Em 2020, o estudo Resilient, que comprovou a eficácia da trombectomia mecânica no tratamento do AVC isquêmico, foi publicado na revista The New England Journal of Medicine, uma das mais prestigiadas do mundo. O resultado reforçou o protagonismo do HGF como centro de excelência em ciência e inovação no Sistema Único de Saúde (SUS).
Outras especialidades, como Endocrinologia, Neurocirurgia, Oncologia, Reumatologia e Urologia, também se destacam pela produção científica, contribuindo para disseminação de novas práticas, melhoria na assistência e fortalecimento do SUS.