HGF recebe novos estagiários em saúde

4 de agosto de 2025 - 16:49 # # #

Assessoria de Comunicação do HGF
Texto e fotos: Filipe Dutra

Diretores, representantes de universidades e alunos unidos no auditório do HGF

O auditório principal do Hospital Geral de Fortaleza (HGF), equipamento da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), esteve lotado na manhã desta segunda-feira, 4, para a cerimônia de acolhimento dos estagiários em saúde. Estudantes de cursos como Medicina, Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Farmácia e Serviço Social, bem como alunos da rede pública estadual de ensino, receberam as primeiras impressões sobre um dos maiores hospitais do Ceará, do qual, dali em diante, eles passariam a fazer parte por um período de suas vidas.

 

Uma delas é Sarah Ferreira, 17, estudante da EEEP Joaquim Antonio Albano. Ela será estagiária de técnica em enfermagem, e as expectativas são as melhores possíveis. “Acho que vai ser bem legal. Então acho que vai ser uma experiência para a vida, ainda mais que espero seguir com a enfermagem para o futuro”, destaca ela.

A estagiária em auxiliar de enfermagem Sarah Ferreira

O estudante de Enfermagem José Ricardo Rodrigues Alves Júnior também participou do acolhimento e ficou encantado com os serviços ofertados pelo HGF, em especial a emergência. “Nós agimos inteiramente por impulso, na maioria das vezes, e saber agir nesses momentos [de emergência] é muito importante. Então eu acho muito bonito todas as profissões que estão relacionadas não só na emergência, mas o cuidado ao paciente em si”, elogia.

O estagiário de Enfermagem Ricardo Júnior

Ao todo, são 1.125 vagas disponíveis para estágio em diversos setores do hospital. “Não dizemos que são 1.125 estagiários, mas sim vagas, pois estas são rotativas. Ou seja, são muito mais pessoas a estagiarem”, explica a coordenadora de Estágios Acadêmicos/Multiprofissionais do HGF, Jane Eyre Azevedo.

 

Orientações e lembranças

 

Durante o discurso de abertura, a orientadora da Célula de Promoção e Acompanhamento de Estágios (CEPAE) da Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc), Rivanir Maria Bezerra, aconselhou os estagiários: “Deem o melhor de vocês. Sejam a diferença onde vocês estiverem. Vocês são especiais. Vocês sabem o que viveram e enfrentaram, e as escolhas que fizeram para estarem aqui. Se apropriem disso”.

 

A diretora médica Mariana Ribeiro falou sobre o que é trabalhar no HGF. “A gente busca não só formar pessoas técnicas, mas humanas, que tenham ética e são comprometidas com o cuidado ao próximo. Eu estou feliz porque a área da saúde nos dá essa oportunidade de ajudar pessoas. Esse caminho que vocês escolheram tem que ter muita dedicação, tem que ter empatia, tem que ter resiliência. Porque é um caminho que exige muito do profissional. Mas saibam que vocês vão ter recompensas únicas, que outras áreas geralmente não dão”, disse.

Diretores do HGF acolhem os estagiários

 

O diretor-geral do HGF, Manoel Pedro Guimarães, compartilhou de sua vivência como preceptor, com orgulho e alegria. “Farei 27 anos de profissão em dezembro e trabalho com ensino há 25. Também fui professor universitário por dez anos, mas, apesar de ter saído para assumr desafios maiores, ensinar é algo que amo. Ver esse auditório aqui cheio de pessoas que estão começando agora uma fase mais intensa da formação na área de saúde nos deixa muito feliz”, pontuou.