Agosto Dourado: HGF celebra e promove ações de apoio à amamentação

1 de agosto de 2025 - 16:54 # # #

Assessoria de Comunicação do HGF
Texto: Eva Sullivan
Foto: Arquivo pessoal

 

Neste Agosto Dourado, mês dedicado à promoção do aleitamento materno, o Hospital Geral de Fortaleza (HGF), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), abre espaço para ações que reafirmam um compromisso construído há mais de 20 anos: apoiar mães, bebês e profissionais no gesto mais simples e poderoso de nutrição e afeto

Com uma programação voltada para mães – sejam elas pacientes ou não – e profissionais de saúde, o hospital realiza, ao longo do mês, ações intersetoriais de sensibilização e formação. “É um mês para celebrar, divulgar e falar mais sobre amamentação, para que mais pessoas tenham acesso à informação e saibam onde encontrar apoio”, explica a enfermeira do Banco de Leite Humano (BLH) do HGF, Ana Márcia Bustamante.

Confira o cronograma de atividades

Para a profissional o Agosto Dourado é um compromisso coletivo com a vida. “Aqui, no Ceará, o Agosto Dourado é lei. O governo do Estado está comprometido com a saúde materno-infantil”, afirma. 

Desde 2005, o HGF possui o selo de Hospital Amigo da Criança. O título é concedido pelo Ministério da Saúde aos hospitais que seguem critérios de promoção ao aleitamento. “Conseguir o título é um desafio, mas mantê-lo exige muito empenho”, comenta Ana Márcia. “A gente precisa estar sempre desenvolvendo ações permanentes, capacitando profissionais, acolhendo as mães, envolvendo, de fato, todo o hospital”, reforça

Rayane Ferreira Braga e seus filhos Lorenzo e Ravi

 

Esse cuidado também passa pelas histórias de quem doa e de quem recebe. Rayane Ferreira Braga, 29 anos, de Fortaleza é mãe e doadora, lembra do exato momento em que decidiu doar seu leite com outros bebês. “Durante a gestação, uma enfermeira amiga da família pediu, que se tivesse leite o suficiente, eu doasse, porque estavam precisando muito”, conta. “Quando meu bebe nasceu e o leite começou a sobrar, senti essa necessidade. Fui doadora por mais de um ano”, relembra.

Ela lembra da experiência emocionada. “É surreal, me sinto abençoada, Deus me deu em abundância para que eu pudesse alimentar os meus. Então, me sinto agradecida por poder ajudar outras crianças que talvez não tenham a mesma sorte dos meus bebês”, conta.

O banco de leite do HGF funciona com uma rotina cuidadosa e personalizada. As doadoras não precisam sair de casa. Elas recebem os frascos esterilizados em suas próprias casas. 

Serviço

Banco de Leite Humano do Hospital Geral de Fortaleza
Contato: (85) 3457-9155
Funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 7h às 17h