IV Seminário do Serviço Social do HGF foi momento de intercâmbio e celebração

27 de junho de 2025 - 19:19 # # #

Assessoria de Comunicação do HGF
Texto: Filipe Dutra
Fotos: Filipe Dutra, Eva Sullivan e Livia Barbosa

Momento da abertura do seminário

O Hospital Geral de Fortaleza (HGF), equipamento da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), realizou nos dias 26 e 27 de junho o IV Seminário do Serviço Social do HGF. Com o tema “Saberes e práticas no cuidado em saúde”, o evento teve o intuito de compartilhar as práticas de profissionais da área dentro do ambiente hospitalar. 

 

Aberto não só a trabalhadores do HGF, como também ao público em geral, o seminário serviu como caso de sucesso para replicação em outros lugares. Foi a opinião de Fabíola Oliveira, assistente social de Itapipoca. “A equipe é referência, acho, para todos os hospitais do Estado e para de fora, porque têm muita história. Elas não se contentam com só fazer o trabalho: elas vão além”, contou, encantada.

 

Profissionais que não são do Serviço Social, como o caso da fisioterapeuta e residente da Obstetrícia do HGF Thiara Aguiar, também acharam o momento enriquecedor. “É interessante a gente saber o papel do outro profissional para também saber atuar. E, nas vezes que não nos colocamos no lugar do outro, em aprender, nunca daremos um atendimento completo para o paciente”, refletiu.

 

Para quem atua na área, como Letícia Peixoto, todos os momentos foram bastante valiosos. “Tiveram momentos de afeto, de reencontros entre a história e a atualidade. Houve troca de saberes e de vivências. Assim, podemos melhorar ainda mais o atendimento do usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) como um todo”, resumiu ela.

“Momeno festivo e científico”, resumiu a gerente de Serviço Social do HGF (abaixo, à esquerda)

 

Além do intercâmbio de conhecimentos entre as áreas do HGF, o seminário serviu como marco para o lançamento dos Procedimentos Operacionais Padrão (POPs) da área. “É um momento festivo e, ao mesmo tempo, científico. São POPs novos, de serviços novos, que surgiram nos últimos anos. Foi fundamental, portanto, reconhecer quem participou deste momento histórico”, explicou a gerente de Serviço Social, Helaine Aparecida Maia.

 

Referência no Serviço Social, a professora da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Erlenia Sobral do Vale, reforçou a elaboração dos POPs. “A importância deste momento tem a ver com a própria importância do Serviço Social no hospital, como com as suas mais de 70 assistentes sociais, com o trabalho social que é referência não só no Estado, mas nacionalmente. O evento dá visibilidade a esse trabalho, uma perspectiva bastante articulada com outras categorias e que também representa visibilidade para a categoria”, sintetizou.

A professora da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Erlenia Sobral do Vale