HGF acolhe novos residentes dos Programas de Residência Multiprofissional e Uniprofissional em Saúde

17 de março de 2025 - 14:40 # #

Assessoria de Comunicação do HGF
Texto: Eva Sullivan
Fotos: Filipe Dutra

A chegada dos novos residentes reafirma o papel do HGF como campo formador de excelência

 

O Hospital Geral de Fortaleza (HGF), equipamento da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), acolheu, nesta segunda-feira (18/03), 45 novos residentes que iniciam suas trajetórias nos Programas de Residência Multiprofissional e Uniprofissional em Saúde. O momento marca o início de uma nova etapa na formação desses profissionais, que atuarão em diferentes áreas da assistência, contribuindo para um cuidado integral, qualificado e humanizado à população.

Entre os profissionais acolhidos estava José Wilson Cosme de Mesquita Jr., residente em Farmácia. Natural de Redenção (CE) e formado na primeira turma de Farmácia da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), ele compartilhou a emoção de realizar um sonho. “Venho lutando muito para chegar até aqui. Escolhi o HGF pela sua referência, por ser o hospital mais lembrado pelos cearenses, pela sua história, importância, grandiosidade e pela missão que carrega desde os anos 1960. Tudo isso é muito significativo para que eu possa me perceber inserido nessa história”, destacou.

José Wilson Cosme de Mesquita Jr, formado na primeira turma de Farmácia da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab)

O coordenador da Comissão de Residência Multiprofissional (Coremu), Vasco Diógenes, reforçou o acolhimento do HGF aos novos residentes. “A Coremu entende que este é um momento de muito aprendizado. O HGF está aqui para vocês”, pontuou.

O diretor de Ensino e Pesquisa, Eliardo Silveira, ressaltou a importância de aproveitar esse período de formação. “Os diretores estão à mesa, e isso demonstra a atenção que a gestão dedica às residências multiprofissionais. Não deixem passar os momentos que contribuirão para o crescimento de vocês como profissionais. Isso os levará a grandes conquistas”, aconselhou.

 

 

O diretor técnico, Khalil Feitosa, também incentivou os novos residentes a se envolverem em todas as oportunidades oferecidas pelo hospital. “Desfrutem de cada momento. Aproveitem nossa estrutura para viver alguns dos melhores momentos da carreira de vocês”, acrescentou.

Com uma trajetória marcada pelo desejo de servir às pessoas, Júnior Mesquita aproveitou para relembrar suas origens e motivações.  “Entrei na área da saúde por um grande desejo de servir às pessoas. Meu pai é fisioterapeuta, e eu cresci dentro de um leprosário [a colônia de Antônio Diogo]. Vivenciei o cuidado e o tratamento das pessoas com hanseníase. Apesar de não ter tido a doença, vi de perto o estigma. Quis, de alguma forma, devolver à sociedade tudo aquilo que vivi na infância, por meio da minha profissão”, pontuou.

O diretor-geral do HGF, Manoel Pedro Guimarães, também expressou a honra de receber os 45 novos residentes. “Nos sentimos honrados por termos sido escolhidos para fazer parte dessa etapa tão importante na carreira de vocês. Dos quase 56 anos do HGF, 50 foram também dedicados ao ensino. Por trabalhar desde 2001 com formação, sei a importância desse momento”, reforçou.