HGF acolhe novos residentes médicos

10 de março de 2025 - 09:08 # # #

Assessoria de Comunicação do HGF
Texto: Filipe Dutra e Eva Sullivan
Fotos: Filipe Dutra

São 104 residentes médicos que reforçam seu aprendizado e contribuem para o atendimento no HGF

 

O Hospital Geral de Fortaleza (HGF), equipamento da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), acolheu 104 residentes médicos nesta sexta-feira (08/03). Eles integram os 1.006 profissionais, entre residentes médicos e multiprofissionais, que farão uma residência de dois anos nas unidades da rede estadual em 30 municípios.

 

Um deles é Davi Fernando Gomes Pereira, residente em Neurologia. Natural de Pedro Leopoldo (MG), o médico espera aprender e contribuir com a unidade, referência na área no Norte e Nordeste. “Estou muito feliz em estar aqui, e estou bem animado com a nova jornada. É uma área que admiro muito e espero sair muito melhor do que estou entrando, para atender melhor a quem busca atendimentos neurológicos”, afirma.

Davi Fernando Gomes Pereira, residente de Neurologia

 

Adah Sofia Rodrigues Vieira inicia sua residência em Clínica Médica, mas sua história com o HGF é ainda mais antiga. “Desde que fiz meu internato aqui, meu sonho era voltar. Poderia demorar um ou dois anos, mas eu sabia que voltaria. Por tudo que recebi de aprendizado neste hospital, quero retribuir agora como residente”, diz, animada.

Adah Sofia Rodrigues Vieira, residente de Clínica Médica

 

O vice-presidente da Comissão de Residência Médica (Coreme), Ítalo Soares Mota, destaca a importância desse momento para os novos residentes. “Vocês estão em um grande hospital, com 55 anos de tradição na formação médica, um enorme capital de profissionais e um forte compromisso com a capacitação”, afirma.

 

Com a chegada dos novos residentes, o diretor de Ensino e Pesquisa do HGF, Eliardo Silveira, reforça o compromisso da unidade com a formação médica. “O HGF não é apenas um hospital de referência em assistência, mas também um grande espaço de ciência e pesquisa, porque, no fim, isso é o que realmente fica”, pontua. Ele também faz um alerta: “Esta é uma casa da qual vocês nunca vão se desvincular; sempre se lembrarão do HGF”, reforça.

 

Para o diretor técnico, Khalil Feitosa, a residência é um dos períodos mais desafiadores, mas também um dos mais encantadores da formação médica. “É aqui que construímos nossa trajetória profissional, e o mais importante é se doar, principalmente aos pacientes”, ressalta.

 

O diretor-geral do HGF, Manoel Pedro Guedes Guimarães, acrescenta que a chegada dos novos residentes fortalece a missão do hospital de formar e qualificar profissionais de saúde. “O HGF é um hospital de grande magnitude, com 37 programas de residência médica e oito de residência multiprofissional. Receber novos residentes é sempre um momento especial, pois reforça nosso compromisso com a formação de profissionais qualificados para a saúde do Ceará”, afirma.

O diretor geral do HGF, Manoel Pedro Guedes Guimarães, acolheu os residentes médicos