HGF celebra encerramento de programas de residência em saúde
25 de fevereiro de 2025 - 16:34 #Cerimônia #Ensino e Pesquisa #Residência
Reconhecido como referência em ensino e pesquisa, HGF é o hospital que mais forma especialistas dentro das necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS) no estado.
O Hospital Geral de Fortaleza, equipamento da Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa), promoveu, nesta terça-feira (25), a solenidade de encerramento dos Programas de Residência Médica e Uni/Multiprofissionais. O evento celebrou a formação de 107 médicos residentes e 44 multiprofissionais que agora seguem para contribuir com a saúde pública.
Para o diretor de Ensino e Pesquisa, Eliardo Silveira, a solenidade marca um momento muito importante para a sociedade cearense. “Este é um momento ímpar, em que formamos e entregamos à sociedade quase 200 profissionais altamente qualificados, que levam consigo a alma do Hospital Geral de Fortaleza, esse hospital grandioso”, pontua.
Concludente da Residência Multiprofissional em Neurologia e Neurocirurgia de Alta Complexidade, Milena Gama, diz que a experiência no HGF vai além do conhecimento técnico adquirido. “Aprendemos a trabalhar sob pressão, tomar decisões difíceis e encontrar forças nos momentos mais desafiadores. Saímos da residência com conhecimento, mas, acima de tudo, com a responsabilidade de aplicar o que aprendemos com ética, humanidade e dedicação”, reforça.
O coordenador da Comissão de Residência Médica do HGF, Jaime Alencar, relembrou o contexto desafiador da pandemia de Covid-19. “Muitos de vocês começaram esse processo no meio de um caos, numa situação de pandemia, e, com perseverança, chegaram com brilho a essa conquista. O HGF continua sendo o melhor hospital, a melhor escola que alguém poderia escolher. Então, onde estiverem, levem com muito orgulho o nome do HGF, como está impresso nos seus jalecos”, ressalta.
Como orador da turma, o paraense Gean Carlos Alves, residente de reumatologia, expressa gratidão pela jornada ao longo da formação. “Apesar das incertezas, foi para onde o meu coração apontou – e adianto que foi a melhor escolha que eu poderia ter feito. Volto pro Pará, mas levando o HGF bordado no jaleco e no coração”, reitera.