Novembro Roxo: HGF promove acompanhamento humanizado para mães e bebês prematuros

21 de novembro de 2024 - 09:36 # # #

Assessoria de Comunicação do HGF
Texto e fotos: Luã Diógenes

Fornecer apoio psicológico para as mães também é fundamental para superar esta etapa

Há cerca de um mês, Ana Karine de Oliveira, de 29 anos, estava na 31ª semana de gestação quando começou a apresentar sinais de pressão alta. Devido à gravidade do quadro, ela foi encaminhada para a Emergência Obstétrica do Hospital Geral de Fortaleza (HGF), equipamento da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), onde foi diagnosticada com pré-eclâmpsia grave. Diante da situação, o parto precisou ser realizado imediatamente.

A pequena Weandy, nascida com pouco mais de um quilo, enfrentou sérias dificuldades logo após o nascimento. Com a saúde frágil, precisou ser internada na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTINeo) do HGF. “O medo de perder minha filha foi imenso, mas hoje me sinto aliviada, pois vejo o carinho e a dedicação dos profissionais de saúde com ela”, relata emocionada.

A experiência de Ana Karine é compartilhada por muitas mães que passam pela UTINeo do HGF, um local onde a assistência de qualidade é acompanhada de cuidados humanizados. Ela diz que o suporte que recebeu vai além do atendimento clínico.

“Aqui, sentimos um apoio constante, não apenas para o bebê, mas também para a mãe. Esse cuidado integral nos dá mais esperança e confiança de que, em breve, poderei levar minha filha para casa, saudável e no meu colo”, relata.

Assistência integral

A Unidade de Neonatologia do HGF é composta por uma equipe multidisciplinar com médicos de várias especialidades, como gastroenterologia, nefrologia, neurologia e cardiologia. Também atuam no serviço profissionais de Nutrição, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Psicologia e Terapia Ocupacional, todos focados em promover o bem-estar dos pacientes.

Segundo o Ministério da Saúde (MS), cerca de 340 mil bebês nascem prematuros por ano no Brasil

O serviço dispõe de 45 leitos, sendo 20 de UTI, 20 de Cuidados Intermediários e cinco na Unidade Canguru, e conta com equipamentos modernos, como respiradores específicos para recém-nascidos, gasômetros, além de aparelhos de radiografia e ultrassonografia para atendimento à beira do leito.

Coordenadora do serviço de Neonatologia do HGF, Gabrielle Carrilho explica, no entanto, que a principal prioridade da equipe é a humanização. “A nossa preocupação vai desde criar um ambiente sem ruído para os bebês, até promover assistência psicológica para as mães”, afirma a médica. “Devido a todos esses cuidados, somos referência no atendimento neonatal no estado”, completa.

Semana da Prematuridade

Entre os dias 18 e 22 de novembro, o HGF promove a Semana da Prematuridade em alusão ao Dia do Prematuro. O evento conta com uma ampla programação de capacitação para profissionais e familiares que visa o bem-estar e o acolhimento dos bebês. As atividades multidisciplinares trabalham o manuseio de cateteres, prevenção a possíveis lesões, higienização das mãos, amamentação adequada, acolhimento familiar, entre outros.

“Há mais de dez anos oferecemos essas atividades para que as famílias de bebês prematuros lembrem que os cuidados são cruciais, inclusive após a alta”, explica a médica.