HGF encerra Jornada da Segurança do Paciente com missão de aprimorar qualidade dos atendimentos

30 de setembro de 2024 - 09:42 # # # #

Assessoria de Comunicação do HGF
Texto e fotos: Luã Diógenes

Cronograma faz alusão ao Dia Mundial da Segurança do Paciente, celebrado em 17 de setembro

O Hospital Geral de Fortaleza (HGF), vinculado à Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa), promoveu, entre os dias 23 e 27 de setembro, a Jornada da Segurança do Paciente. Organizada pelo Núcleo de Segurança do Paciente e Qualidade Hospitalar (NSPQH), o evento incluiu uma variedade de atividades, como palestras, treinamentos e cursos de curta duração, todos voltados para os profissionais de saúde.

Sob o lema “Faça certo, torne seguro”, inspirado nas diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS), a jornada enfatizou a importância de diagnósticos precisos. Segundo a OMS, os erros diagnósticos representam 16% dos danos evitáveis em unidades hospitalares, evidenciando a necessidade de um trabalho contínuo para garantir a segurança do paciente.

A coordenadora do NSPQH do HGF, Araguacy Rebouças destacou a adoção de protocolos baseados em evidências e como estes reduzem os riscos. “Investimos em treinamentos que incluem simulações clínicas e discussões de casos. Essas iniciativas reforçam o compromisso do HGF em garantir um atendimento de alta qualidade e seguro”, explicou.

Edição de 2024 contou com a extensão de atividades

Novo Formato

Este ano, a capacitação passou a ser chamada de Jornada de Segurança do Paciente, refletindo uma evolução e ampliação do projeto anterior do Missão Sentinela. A mudança no nome representa uma abordagem mais integrada na promoção da segurança do paciente. “Oferecemos um formato mais amplo e estruturado, que abrange não apenas palestras, mas também minicursos e treinamentos específicos”, afirmou Araguacy.

Entre as novidades, destacou-se a formação de turmas de Farmacovigilância e Hemovigilância, que receberam orientações sobre como transformar o hospital em um ambiente mais seguro.

“A sala de simulação do HGF proporcionou uma imersão significativa para os profissionais, essencial para a discussão de eventos adversos que podem ocorrer nas unidades hospitalares”, ressaltou a farmacêutica do núcleo de Farmacovigilância do HGF, Fernanda Rosa.

Rede Sentinela

O HGF faz parte da Rede Sentinela, uma iniciativa do Ministério da Saúde que busca ser um observatório ativo do desempenho e segurança de produtos de saúde regularmente utilizados nas unidades de saúde. Desde 2020, a unidade realiza o Missão Sentinela, projeto que visa implementar diversas estratégias para garantir a segurança do paciente. Uma das principais finalidades da ação é incentivar os profissionais a notificarem eventos adversos.