HGF promove simpósio sobre os desafios e soluções da Terapia Renal Substitutiva
3 de julho de 2024 - 15:05 #Diálise #Nefrologia #Simpósio
Assessoria de Comunicação do HGF
Texto: Suzana Mont’Alverne
Artes gráficas: João Paulo (Jota)
O Hospital Geral de Fortaleza (HGF), equipamento vinculado à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), promove, nos dias 11 e 12 de julho, o Simpósio Terapia Renal Substitutiva: Desafios e Soluções. Promovido pelo serviço de Nefrologia da unidade, o evento é direcionado a profissionais e residentes das áreas de Nefrologia, Transplante Renal e Cirurgia Vascular, e Enfermagem especializada nessa área.
Diálise peritoneal e hemodiálise estão entre os tratamentos classificados como Terapia Renal Substitutiva (TRS). Coordenadora do serviço de Nefrologia do HGF, a médica Daniele Pinto Vasconcelos destaca que o simpósio trará discussões importantes sobre a diálise peritoneal, procedimento realizado através do peritônio — membrana fina localizada no abdome — sem necessidade de acesso venoso, diferente da hemodiálise. O objetivo do debate é avaliar as possibilidades de implantação do método no hospital e na rede pública. Outro tema importante a ser discutido será o acesso vascular e suas complicações no renal crônico.
“Traremos atualizações importantes para os profissionais sobre a técnica, discutiremos as principais dificuldades e buscaremos soluções e melhorias no tratamento de saúde dos pacientes renais crônicos do estado”, afirma a nefrologista.
Nefrologia
A Nefrologia do HGF é um serviço terciário dedicado ao diagnóstico e ao tratamento de pacientes com insuficiência renal e outras nefropatias, com atendimento de emergência e ambulatorial. Nos ambulatórios do Serviço, são atendidos em média 200 pacientes por semana com doenças renais. O HFG dispõe ainda de 20 máquinas para diálise convencional e 17 máquinas Genius, portáteis, que permitem o atendimento ao paciente renal agudo diretamente no leito.
O serviço funciona 24 horas com equipe multiprofissional, em regime de plantão na Emergência e dá assistência a todas as unidades existentes no HGF. Os ambulatórios funcionam às segundas, terças, quintas e sextas-feiras, com a finalidade de prevenir a progressão da doença renal aguda para a doença renal crônica, prolongar o tempo para iniciar a diálise e a necessidade do transplante renal, trazendo qualidade de vida aos pacientes, tanto quanto possível.