Laboratório de Microcirurgia do HGF possibilita treinamento qualificado aos profissionais com cenários realísticos

27 de junho de 2024 - 15:26 # # # # #

Assessoria de Comunicação do HGF
Texto: Suzana Mont’Alverne
Fotos: Felipe Martins e João Paulo (Jota)

O aparelho para microcirurgias permite o acesso a estruturas com diâmetros muito pequenos, geralmente entre 0,5 e 2 milímetros

O Hospital Geral de Fortaleza (HGF), unidade à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), implanta um novo serviço: o Laboratório de Microcirurgia. O projeto, pioneiro na rede de hospitais do estado, tem o objetivo de capacitar e treinar os profissionais em cenários realísticos por meio de um microscópio habilitado para abordar pequenas estruturas em cirurgias. A novidade faz parte do Centro de Simulação Clínica e Habilidades Técnicas inaugurado em 21 de maio.

Para o cirurgião plástico do HGF, Roney Gonçalves Fechine Feitosa, a criação do Laboratório de Microcirurgia é um avanço significativo. “Treinar residentes e profissionais é crucial para melhorar a qualidade do atendimento médico. O laboratório é o primeiro em hospitais estaduais, um marco importante que proporcionará melhores resultados cirúrgicos e expandirá as capacidades de tratamento em nossa região”, destaca o médico.

Diversas especialidades médicas se beneficiam do treinamento com especificidade, incluindo cirurgias cardíacas, vasculares, neurocirurgia, oftalmologia, ortopedia, cirurgia plástica e urologia.

O microscópio permitirá que profissionais das mais diversas áreas da medicina ampliem suas habilidades. “O equipamento permite a abordagem de estruturas extremamente pequenas em cirurgias. Nas microcirurgias seu uso é importantíssimo para procedimentos em partes com diâmetros muito pequenos, geralmente entre 0,5 e 2 milímetros”, fala Roney.

Na cirurgia plástica, por exemplo, o microscópio auxilia em procedimentos para reconstrução da mama após uma mastectomia. “Utilizamos tecido do abdômen, da coxa ou das costas. Este tecido é transferido para a região da mama, e o microscópio é utilizado para unir vasos sanguíneos extremamente pequenos, permitindo a sobrevivência do tecido transplantado”, explica o médico.

Além da cirurgia plástica, o microscópio pode ser usado para treinamento em microcirurgia, contribuindo com diversas especialidades cirúrgicas, como neurocirurgia, cirurgia cardíaca, urologia, cirurgia vascular, ortopedia e oftalmologia. “Queremos continuar expandindo a qualidade das capacidades, bem como melhorar a formação dos residentes. Assim teremos um atendimento médico cada vez melhor e mais especializado no Ceará”, conclui Roney.

Centro de Simulação Clínica e Habilidades Técnicas

O uso dos protótipos permite a ampliação de práticas de técnicas importantes, prevenindo erros e falhas

Recém-inaugurado, o Centro de Simulação oferece aos profissionais e residentes do HGF a oportunidade de treinar suas competências por meio da metodologia de simulação realística. “É uma ajuda importante, pois aperfeiçoa a prática e proporciona aprendizado com aquisição de competências voltadas para a assistência à saúde”, pontua a enfermeira e coordenadora do espaço, Anna Paula Silva.

O HGF está promovendo capacitação de facilitadores para manejo de cenários de simulação. Os encontros acontecem às terças e sextas-feiras, em duas turmas compostas por médicos, fisioterapeutas e enfermeiros.