Projeto Sesporte+HGF Medicina Esportiva realizou mais de 200 atendimentos a atletas e paratletas em 2023

19 de janeiro de 2024 - 09:47 # # # #

Assessoria de Comunicação do HGF
Texto e foto: Felipe Martins

Pioneiro no Norte/Nordeste, o serviço teve início em 2020, inspirado no trabalho realizado no Centro de Traumatologia do Esporte (Cete), da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)

O Projeto Sesporte+HGF Medicina Esportiva, parceria entre o Hospital Geral de Fortaleza (HGF) e a Secretaria do Esporte (Sesporte), realizou, durante o ano de 2023, 238 atendimentos médicos e 108 ultrassonografias. Os beneficiados são atletas e paratletas profissionais e amadores de entidades e federações esportivas ligadas à Sesporte.

“O Sesporte+HGF Medicina Esportiva nasceu para dar apoio na parte de saúde aos atletas carentes do nosso estado”, conta o idealizador do projeto e médico do serviço de Ortopedia e Traumatologia do HGF, César Cima. “Muitos atletas, principalmente amadores, precisam de acompanhamento médico específico, mas não têm condição de pagar”, complementa.

O atendimento acontece às sextas-feiras, das 8h30 às 12h, e é realizado após triagem realizada pela Sesporte. Os desportistas são encaminhados pela secretaria e acolhidos no equipamento da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) por uma equipe multidisciplinar composta por médicos ortopedistas (com especialização em esporte), fisioterapeutas, educadores físicos, nutricionistas e psicólogos.

Como ter acesso

Para participar do projeto, federações e entidades esportivas devem encaminhar ofício e planilha de cadastro dos atletas para o e-mail medicina.esportiva@esporte.ce.gov.br. Os cadastros são verificados e enviados à unidade da Rede Sesa para marcação do dia da consulta, com confirmação por telefone.