Novembro Roxo: HGF realiza atividades com foco no acolhimento e capacitação em prematuridade

20 de novembro de 2023 - 17:30 # # #

Assessoria de Comunicação do HGF
Texto e fotos: Felipe Martins

HGF é referência em gestação de alto risco e tratamento de patologias congênitas

O Hospital Geral de Fortaleza (HGF), equipamento da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), realizou, na última semana, um cronograma de atividades em menção ao Novembro Roxo, campanha que alerta para a conscientização da prematuridade. Com foco no acolhimento de familiares e na capacitação dos profissionais, o evento foi uma iniciativa do serviço de Neonatologia da unidade.

“Com o passar dos anos, temos conseguido reduzir cada vez mais o componente neonatal da mortalidade infantil. Isso quer dizer que temos bebês nascendo com menos semanas de gestação e ainda assim conseguindo se recuperar e sair de alta sem grandes sequelas”, explica a médica neonatologista Sara Melgaço, organizadora do evento.

No que diz respeito ao hospital, um dos principais desafios para a recuperação dos bebês prematuros é a capacitação contínua dos profissionais. “Estamos sempre avaliando os indicadores e analisando em que áreas podemos melhorar os procedimentos. Com a Semana da Prematuridade, temos a possibilidade de reforçar ainda mais a importância da adesão de cada colaborador”, pontua a médica.

Equipe multiprofissional do serviço de Neonatologia do HGF realizou diversas atividades junto a mães de bebês prematuros

O evento é também uma oportunidade de acolher as mães e os familiares dos bebês prematuros. “Sabemos o quanto é um momento difícil para todos eles. Então atividades de escuta e depoimentos de outras mães são essenciais para amenizar o sofrimento e gerar certo alívio”, ressalta. “É muito bacana ver como elas saem mais fortes das atividades”, acrescenta.

Referência em Obstetrícia e Neonatologia

O Hospital Geral de Fortaleza (HGF) é uma unidade terciária referência em gestação de alto risco e tratamento de patologias congênitas. O acesso ao equipamento se dá via Emergência Obstétrica (aberta 24h) ou por meio de encaminhamento pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa).