HGF comemora primeiro mês de atividade da Casa da Gestante, do Bebê e da Puérpera

10 de setembro de 2021 - 15:09 # # #

Assessoria de Comunicação do HGF
Texto e fotos: Felipe Martins


Equipamento foi implantado para atender gestantes, puérperas e recém-nascidos que demandam atenção em serviços de saúde, mas sem necessidade de vigilância constante em leito hospitalar

Com café da manhã especial para os profissionais e as hóspedes, a Casa de Gestante, Bebê e Puérpera (CGBP) do Hospital Geral de Fortaleza (HGF), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), comemorou esta semana seu primeiro mês de funcionamento. O espaço atende gestantes, puérperas e recém-nascidos que demandam atenção diária em serviços de saúde, mas sem necessidade da vigilância constante em um leito hospitalar.

O “mesversário”, como definiu a chefe do Serviço de Obstetrícia do HGF, Shirley Bruno, é a comemoração de mais um avanço que o hospital dá na qualidade do atendimento à população. “São pacientes com perfil de longa duração, que estariam ocupando leitos dentro da unidade se não estivessem aqui; e mães de outras cidades, que estariam longe dos seus bebês ainda internados na unidade”, ressaltou.


O espaço de cuidado peri-hospitalar fica a 170 metros do HGF e conta com dez vagas de acomodação

Além do café da manhã, as mães hospedadas também tiveram um momento musical com profissionais da unidade e uma ação de pintura de barriga para as gestantes. “A pintura da barriga da gestante é uma forma de comemorar a despedida da gestação”, pontuou a gerente de Enfermagem do HGF, Regina Sá. “Foram meses sentindo um ‘serzinho’ crescendo dentro dela e logo, logo ela o terá nos braços”, acrescentou


As pinturas foram realizadas pelo enfermeiro do HGF e artista Mateus Ferreira

Moradora de Tabuleiro do Norte, a 215 Km de Fortaleza, Leonara Maciel, 25, aproveitou a oportunidade para agradecer aos profissionais que atuam na casa. “[Se não estivéssemos aqui,] estaríamos em casa, naquele sofrimento de não estar com nossos filhos no momento que eles mais estão precisando”, disse. A agricultora aguarda pela alta do filho recém-nascido, internado no HGF.

Parceria com sociedade civil e iniciativa privada

Desde a reforma do espaço até a manutenção das atividades, a CGBP do HGF é fruto da parceria entre a Sesa e membros da sociedade civil e da iniciativa privada. Uma das principais agitadoras para a captação de doações, a filantropa Adriana Queiroz fez questão de participar do evento. “Sou muito grata a Deus por ter me dado essa oportunidade de estar aqui com vocês, de poder abraçar esse sonho, que também é uma realização pra mim”.