Mais segurança para o paciente com novo gerador de energia

13 de fevereiro de 2014 - 21:09

Após a etapa principal para a instalação da nova subestação de energia elétrica do Hospital Geral de Fortaleza, que ocorreu no dia 24 de janeiro, acontece mais uma operação para a conclusão dos trabalhos. Nesta sexta-feira, 14 de fevereiro, começa a funcionar o novo gerador que vai atender o prédio da urgência e emergência.

Para que o equipamento funcione a todo vapor, haverá o desligamento parcial e programado da energia do prédio da emergência, por durante uma hora, no período da manhã. Nesse momento, a energia vai ser garantida por baterias externas. Essa etapa se faz necessária para a ligação do novo equipamento. Durante todo o resto da manhã, um gerador externo dará suporte elétrico a todos os setores que envolvem a emergência. Isso vai fazer com que o prédio tenha o abastecimento de energia normal.

Com a conclusão das atividades da manhã, de remoção do gerador antigo, será realizado um novo desligamento programado, estimado para acontecer à tarde, também durante o período de 01 hora. Nessa etapa o mesmo gerador externo dará todo o suporte elétrico necessário, como no primeiro desligamento.

É importante ressaltar que o fornecimento de energia será normal, sem alteração de rotina, nos demais setores desta unidade de saúde pública. Esses setores darão suporte aos demais locais que serão envolvidos nessa nova etapa. Baterias extras foram adquiridas para segurança dos serviços e mais 100 unidades de iluminação de emergência e refletores que funcionam com baterias próprias.

Apesar desse ser um procedimento com menores proporções, diferente do primeiro desligamento ocorrido em janeiro, também foram adotadas medidas importantes para garantir a segurança do atendimento aos pacientes e também dos profissionais que atuam no setor. Equipes de profissionais e ambulâncias do SAMU 192 do Polo I, do corpo de bombeiros, da Polícia Militar do Ceará e da Companhia de Energia Elétrica do Ceará (Coelce) estarão presentes.  

SAIBA MAIS
A subestação atual utiliza três geradores com capacidade de 1.500 KVA de energia. Já a moderna subestação tem seis novos geradores, que dobram a capacidade para 3.000 KVA. A instalação dos novos geradores está sendo realizada por equipes de engenheiros elétricos, mecânicos e eletrônicos, além de técnicos em eletrotécnica.

Ao todo foram investidos 5 milhões e 400 mil Reais no novo sistema de energia elétrica do HGF, recursos do Governo do Estado, que contou com a parceria do Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde. Com a moderna subestação, chega a 40% a economia de energia elétrica em todas as unidades do hospital.

Assessora de Imprensa do HGF
Oona Quirino
(85) 3101.7086 / 8726.1212
oona.quirino@hgf.ce.gov.br
Twitter: @Hospital_HGF