.Transplantes de fígado, rim e pâncreas no HGF já superam números de 2012
8 de julho de 2013 - 16:51
O Setor de Transplante Hepático do HGF registrou, no primeiro semestre desse ano, 23 transplantes de fígado, seis há mais do que o apontado no mesmo período do ano passado.
Rim/pâncreas
Com relação aos transplantes simultâneos de rim e pâncreas, no primeiro semestre de 2013 o HGF já registra 7 procedimentos, número superior ao do mesmo período do ano passado, onde, se confirmaram 6 cirurgias. Em 2012 foram transplantados 12 pacientes que necessitavam dos dois órgãos, rim/pâncreas, simultaneamente.
Rim
Apenas no primeiro semestre desse ano foram realizados no HGF 76 transplantes de rim, índice maior do que o apontado no mesmo período do ano passado, no qual, foram feitos 68 procedimentos. Em todo o ano de 2012, 142 pacientes receberam um novo rim.
Fígado
O Setor de Transplante Hepático do HGF também tem motivos para comemorar. No primeiro semestre de 2013 foram registrados 23 transplantes de fígado, seis há mais do que o apontado no mesmo período do ano passado (onde foram feitos 17). No ano de 2012 a equipe realizou 33 procedimentos.
Córnea
Em 2012 o Hospital Geral de Fortaleza realizou 82 transplantes de córnea. Já nos seis primeiros meses desse ano foram feitos 21 procedimentos. O HGF é a única unidade da Rede de Saúde do Estado que possui um Banco de Olhos. Nele, ficam armazenadas as córneas captadas em todos os hospitais do Ceará. Com o tratamento técnico diferenciado que ocorre no Banco de Olhos, o índice de rejeição dos transplantes diminuiu. Segundo dados coletados no setor, em 2012 foram doadas 460 córneas e nos primeiros seis meses de 2013 esse número já soma 205.
Conscientização
Apesar do número de transplantes ter aumentado a sociedade civil ainda precisa ajudar. De acordo com dados da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), no ano de 2012, 45% dos familiares de potenciais doadores recusaram a doação, ou seja, não aceitaram doar os órgãos dos falecidos. Portanto, os profissionais que compõem a equipe do Setor de Transplantes do HGF enfatizam que é necessária uma maior conscientização das pessoas. “Essa é a maior causa para a não concretização de mais procedimentos”, destaca a endocrinologista do Setor de Transplantes de rim/pâncreas do HGF, Maria Neide Antero.