Tratamento

4 de setembro de 2012 - 16:10

Se você recebeu um diagnóstico de câncer da mama e foi matriculada no Hospital Geral de Fortaleza, a equipe de especialistas em doenças mamárias vai lhe formular um plano terapêutico, que é sempre individualizado. Os médicos do Serviço de Mastologia compreendem a imensa ansiedade e medos que “invadem” cada paciente nessas horas difíceis que se seguem ao diagnóstico e estão preparados e dispostos a oferecer a todas, um atendimento compassivo e solidário. O seu plano de tratamento lhe será comunicado de uma maneira simples e clara e você será solicitada a participar das decisões sobre as diferentes modalidades de tratamento disponíveis atualmente.

As principais opções são:
 
– Cirurgia
– Radioterapia
– Quimioterapia
– Hormonioterapia
– Terapia Alvo

Você poderá receber mais que um tipo de tratamento. A cirurgia e a radioterapia são formas de tratamento localizado. Elas removem ou destroem as células cancerosas na mama. Quimioterapia, Hormonioterapia e Terapia Alvo, são chamadas de tratamentos sistêmicos, pois são drogas que entram na corrente sanguinea e destroem ou controlam o câncer em todo o organismo.

O melhor tratamento para você dependerá de uma série de fatores, principalmente do estágio do câncer, dos resultados dos exames para receptores hormonais, do teste HER2/neu e do estado geral da sua saúde. Seu médico vai lhe explicar as opções de tratamento, os resultados esperados e os possíveis efeitos colaterais (e também como prevenir ou reduzir esses efeitos e como o tratamento pode mudar suas atividades normais).