Serviço de Planejamento Familiar no HGF

11 de janeiro de 2011 - 13:54

 

 As mulheres se mostram ainda conservadoras na escolha do método contraceptivo

O serviço de Planejamento Familiar que atende aos pacientes dos ambulatórios do HGF realizou, em 2010,  3.306 atendimentos. Foram 129 atendimentos a mais que em 2009 quando foram realizados 3.177 atendimentos. Durante o ano, foram distribuídos 20.050 preservativos masculinos e 94 femininos.

Os dados estatísticos do serviço apontam para uma realidade ainda muito conservadora. O método contraceptivo preferido entre as mulheres continua sendo o hormonal oral, ou seja, as pílulas anticoncepcionais. Em segundo lugar, estão os anticoncepcionais injetáveis mensais e, em terceiro, os injetáveis trimestrais. Métodos como o DIU(Dispositivo Intra-Uterino), que pode permanecer na mulher por 10 anos, ainda são pouco procurados. Menos procurados ainda são os implantes(Implanon), método contraceptivo moderno que consiste em um implante que é colocado no braço, liberando o hormônio em pequenas dosagens diárias, fazendo com que a mulher pare de ovular. O Implanon é seguro e tem duração de 3 anos. O método que custa em torno de R$1.800,00, foi disponibilizado na rede pública pelo SUS em 2010.

Veja o ranking dos métodos contraceptivos mais utilizados pelas pacientes do Serviço de Planejamento Familiar do HGF em 2010:

1º lugar – Oral Hormonal(Pílula) – 492
2º lugar – Hormonal Injetável Mensal – 108
3º lugar – Hormonal Injetável Trimestral – 94
4º lugar – DIU(Dispositivo Intra-Uterino) – 20

O Serviço de Planejamento Familiar do HGF realiza palestras todas as quartas-feiras de 7h às 12h, destinadas aos casais que buscam orientação sobre os métodos contraceptivos. Nas quintas-feiras, são realizadas palestras de 7:30h às 10:30h destinadas exclusivamente para esclarecimentos sobre a vasectomia, método que foi utilizado por 52 homens em 2010.

O Implanon

Desde que passou a ser distribuído gratuitamente na rede pública de saúde do Estado, em outubro de 2010, já foram realizados cerca de 400 implantes. E diferente da capital, onde as mulheres se mostram ainda muito resistentes, no interior, há uma grande demanda para o método contraceptivo. Em Quixadá, de acordo com o coordenador de Saúde Reprodutiva da Secretaria da Saúde do Estado, Garcia de Souza Neto, há até fila de mulheres aguardando para fazer o implante neste município. Em 2011, a meta é divulgar os bons resultados de quem já faz uso do método e ampliar o uso com a realização de mais 3 mil implantes. Além do Ceará, o Implanon só é disponibilizado pelo SUS em unidades de saúde de Ribeirão Preto, em São Paulo.

 

 

Confira onde o método Implanon é disponibilizado hoje na Rede SUS do Ceará:

 

Em Fortaleza

Hospital Geral Dr. César Cals

Maternidade Escola Assis Chateaubriand

Posto de Saúde do Meireles

 

No interior do Estado

Hospital Maternidade Jesus, Maria, José (Quixadá)

Hospital Moura Ferreira (Acaraú)

Hospital Municipal de Pacajus (Pacajus)

Hospital Santa Teresinha (Caucaia)

Mais informações:
Planejamento Familiar/ HGF – 3101-3262
Núcleo de Saúde Reprodutiva/ SESA – 3101-5201