Terapia Ocupacional
5 de agosto de 2010 - 15:01
A terapia ocupacional propõe a aplicação da atividade humana como forma particular de tratamento em pessoas acometidas por disfunções e / ou incapacidades de ordem física, mental, emocional, congênita, de desenvolvimento, ou no processo de envelhecimento, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida do sujeito, tanto através das atenções preventivas e de trabalho, como da promoção e recuperação das condições de saúde.
O serviço de terapia ocupacional teve início no HGF em 1992 na unidade de Pediatria, sendo vinculado ao Setor de Fisioterapia do hospital. Em 1993 iniciou atendimento ambulatorial de reabilitação. A partir de 2001, expandiu-se para as unidades de internação e UTI neonatal, além dos projetos RIM ART e grupo de apoio Renascer, destinado às pacientes mastectomizadas. Em março de 2010, foi criada a coordenação de Terapia Ocupacional, o que possibilitou potencializar as ações de planejamento e implantação de novos serviços, de forma independente e mais eficaz, valorizando assim as ações direcionadas a categoria.
As ações da terapia ocupacional encontram -se contempladas na Constituição Federal de 05/10/1988 e nas propostas do SUS, Lei n° 8080 de 19/09/1990.
Coordenadora do Serviço
Maria do Socorro Albuquerque Porto
Componentes da equipe:
Almita Cortez Lima Silva
Angela Maria Costa
Deborah Maria Sales Montenegro Alves
Liduína Maria Damasceno Rocha
Lúcia de Fátima Albuquerque de Sousa Leão
Marisol de Araújo Cavalcante
Melyssa Brandão Mota
Vânia Meireles Prata
Terapia Ocupacional do HGF
3101. 3192