Laboratório de HLA

30 de junho de 2010 - 12:27

O Laboratório de HLA foi fundado na década de 80 pela médica Maria Zélia Petrola Jorge Bezerra quando o Hospital Geral de Fortaleza realizou o primeiro transplante renal em 23 de fevereiro de 1983.  A missão do laboratório é investigar a compatibilidade tecidual entre receptor e doador e presença de anticorpos pré-formados contra o doador.

No setor são realizados os exames: HLA, Provas Cruzadas ou Crossmatch e Porcentagem de Anticorpos Reativos (Painel ou PRA).
Quando duas pessoas compartilham os mesmos Antígenos Leucocitários Humanos (abreviação em inglês =HLA) diz-se que seus tecidos são imunologicamente compatíveis. Se duas crianças herdam exatamente o mesmo HLA de seus pais dizemos que elas são idênticas, enquanto que outro irmão pode herdar uma combinação diferente.

A Prova Cruzada é um teste que determina se o receptor tem anticorpos contra o potencial doador. Anticorpo é uma proteína, presente no soro, que pode lesar as células do doador e representa contra-indicação ao transplante, pois significa que o receptor tem condições de atacar as células do rim transplantado.

O Painel representa a quantidade de anticorpos contra HLA presente no soro do paciente. O paciente pode ter anticorpos HLA como resultado de transfusões de sangue, transplante prévio e gestações. Pacientes Hipersensibilizados, isto é, com grande porcentagem de anticorpos no soro, terão maior dificuldade para encontrar um doador.

 
 

 

Equipe

Coordenadora do Laboratório 
Dra. Rebeca Mourão
Farmacêutica Bioquímica

Farmacêutico Bioquímico
Gelson Leonardo Queiroga

Técnica do Laboratório
Rose Ferreira

Contato: 3101.3328