CÂNCER DE MAMA – CIRURGIA

24 de junho de 2010 - 14:48

 

É o tratamento principal e o mais comum para o câncer de mama.

CIRURGIAS CONSERVADORAS  
Removem apenas uma parte do tecido mamário. As Setorectomias retiram todo o tumor com uma pequena quantidade de tecido glandular sadio ao seu redor e as Quadrantectomias vão remover cerca de um quarto da mama, incluindo a lesão maligna.

MASTECTOMIAS
Extirpam toda a glândula mamária, podendo incluir parte da pele, a aréola e o mamilo. Pode haver necessidade de remover os gânglios linfáticos da axila (chamamos este procedimento de linfadenectomia axilar), se o cirurgião achar que eles possam ter sido afetados pelas células de câncer. Sabe-se que existe uma predileção natural para que isso possa ocorrer nessa doença.

BIOPSIA DO LINFONODO (OU GÂNGLIO) SENTINELA
Os estudos mais recentes demonstraram que geralmente apenas um dos vários gânglios presentes normalmente na axila seja o primeiro a receber as células malignas vindas do tumor mamário através dos canais linfáticos (daí ter sido denominado linfonodo sentinela). Através de modernas técnicas que utilizam materiais radioativos, este gânglio pode ser encontrado durante o ato cirúrgico e examinado imediatamente pelo médico patologista (que emprega os métodos de citologia por imprint e biópsia de congelação).
Se este gânglio não contiver células cancerosas, é muito provável que os demais gânglios axilares estejam também normais e a sua remoção (linfadenectomia total) pode ser evitada. Isso traz grandes benefícios para as pacientes, que praticamente não terão várias complicações cirúrgicas, dentre as quais o linfedema pós-operatório (inchaço no braço no lado operado) e limitações nos movimentos daquele braço.

CIRURGIA RECONSTRUTORA DA MAMA
A equipe de Cirurgia Plástica selecionará os casos adequados para os procedimentos de reconstrução mamaria após mastectomias e quadrantectomias. As reconstruções podem ser imediatas, se são feitas no mesmo ato cirúrgico da remoção da mama (oncoplásticas), ou tardias, quando realizadas numa época em que já ocorreu a cicatrização completa da mastectomia.

 

Saiba mais:

 

Componentes do Serviço

 

Atendimento Ambulatorial e Cirurgias

 

Diagnóstico

 

Tratamento

 

Detecção e Diagnóstico

 

Auto-exame das Mamas

 

Microcalcificações Mamárias ( Dr. Marco A. Nasser Aguiar)

 

Câncer de Mama – Prevenção e Detecção Precoce (Dr. Ricardo Montefusco)

 

Novos Desafios no Tratamento do Câncer de Mama ( Dr. Pimentel Cavalcante)

 

Quimioterapia – Desfazendo Mitos ( Dra. Célia Barreira)

 

Perguntas Frequentes