2010
21 de junho de 2010 - 20:00
É realizada cirurgia inédita no Ceará. Prótese de quadril colocada com ajuda de navegador que opera Sistema de GPS, uma das mais modernas técnicas cirúrgicas no mundo na área de Ortopedia. Beneficiada a estudante Maria Cleidiane Dantas, 18 anos. À frente do procedimento o médico Manuel Diógenes, chefe do setor de Ortopedia do HGF, e o alemão Hartmuth Kiefer, especialista em trauma. Intervenção cirúrgica só realizada no Estado do Rio de Janeiro, São Paulo, na Bahia e no Recife. Direção do HGF se reúne com funcionários, mostra quadro de superlotação da emergência, pede “empenho” de todos para minimizar problema.
Acontece primeira reunião do Conselho Local de Saúde do Hospital, para debate acerca do Regimento Interno do colegiado. Participam conselheiros titulares e suplentes.
Realizado curso de Gestão de Risco e Segurança Hospitalar para enfermeiros da Emergência, visando melhorar o atendimento aos pacientes da unidade.
Projeto Rim-Art comemora 9 anos de atuação e faz festa para mostrar resultado dos trabalhos com arteterapia, que transforma a vida dos pacientes renais do Hospital.
Programa de Próteses Oculares realiza mutirão em abril e junho para colocação de prótese ocular em pacientes da capital, interior e de outros Estados, cadastrados no Programa.
Comemoração do 41º aniversário do Hospital paralelo à abertura da XLI Reunião Anual do HGF, com tema: “novo HGF e os desafios da gestão: emergência, assistência e ensino”.
HGF realiza 1ª cirurgia intra-uterina na rede de saúde pública no Estado por Sistema Bipolar Versapoint, método inovador, sem corte e mais eficaz, beneficiando três pacientes do ambulatório de ginecologia, com histórico de mioma e pólipos. À frente o médico cirurgião Jaime Alencar Benevides Filho.
Mutirão da dor de cabeça. 300 atendimentos entre consultas e agendamentos, realizado no ambulatório da dor de cabeça, coordenado pelo chefe do setor de neurologia do Hospital, João José de Carvalho.
Criança nasce com anomalia rara, no HGF, apresentando além dos membros normais, uma pélvis atrofiada e duas pernas. A anomalia foi corrigida em cirurgia que durou cerca de duas horas, coordenada pelo médico cirurgião João Fortes. Estima-se que existam no mundo apenas cerca de 100 casos semelhantes a este.
Núcleo Hospitalar de Epidemiologia promove II Jornada Científica, com temática sobre “vigilância epidemiológica e suas interfaces”.
HGF passa a utilizar novos e modernos equipamentos de hemodiálise – Sistema Terapêutico Genius –, voltado para terapias extracorpóreas em pacientes com insuficiência renal aguda(IRA). 12 máquinas vão possibilitar que pacientes recebam o tratamento no próprio leito, de forma prática e segura. Sistema é utilizado em países da Europa e América Latina, e só usado em 20 hospitais da rede pública brasileira. No Ceará, o HGF é o primeiro Hospital da rede SUS a fazer uso deste equipamento.