Centro de Imagem do HGF
18 de junho de 2010 - 14:13
Serviço
Os métodos de diagnóstico por imagem estão em constante renovação e incorporação de novas tecnologias, tudo em favor da saúde e do bem-estar da população. Com o aumento da expectativa de vida no país, percebe-se uma preocupação maior com a saúde.
Ao saber que quanto mais precoce o diagnóstico, maiores as chances de cura dos pacientes, o setor de imagem para exames complementares, detecção e prevenção de doenças é hoje ferramenta fundamental nas unidades de saúde.
Pensando nisso, o Centro de Imagens do Hospital Geral de Fortaleza oferece à população o maior e mais completo Serviço de Diagnóstico por Imagem do Ceará no que se refere a hospital público.
Missão
Oferecer aos usuários do Sistema Único de Saúde exames de qualidade, associando tratamento humanizado com tecnologia de ponta. Realizar exames de pacientes de alta complexidade, com o objetivo de dar celeridade aos diagnósticos e por consequência a resolutividade do problema.
Atendimento Ambulatorial
No Centro de Imagem do HGF o paciente pode realizar diversos exames, entre eles: raio-X, mamografia, densitometria óssea, ultrassonografia, doppler colorido, tomografia computadorizada, ressonância magnética e biópsias guiadas por ultrassonografia e por tomografia computadorizada. São realizados aproximadamente 8.000 exames no Centro de Imagem dos HGF por mês. O Centro é responsável ainda pela realização de exames de pacientes oriundos da emergência, ambulatório e enfermaria do próprio HGF e também de exames de alta complexidade de outros hospitais da rede estadual.
Um dos procedimentos diagnósticos de maior relevância no HGF é a tomografia computadorizada. De acordo com um levantamento feito pelo Setor, são realizados por mês 2.200 exames como este. Nos últimos sete anos, de 2007 a 2013, foram feitas 83.658 tomografias. Apenas em 2013 foram 18.855 pacientes beneficiados.
Um outro destaque no Centro de Imagem do HGF é a ressonância magnética. O hospital é o único, da rede de saúde pública estadual, em Fortaleza e Região Metropolitana, que disponibiliza para pacientes ambulatoriais internos e externos a ressonância magnética, por isso a demanda também é grande. De 2007 a 2013 foram realizados 43.435 exames, sendo que apenas no ano passado quase 9 mil pacientes puderam fazer este procedimento.
Programas e atividades acadêmicas
Além do compromisso com a assistência ao paciente, o Centro de Imagem do HGF vem se firmando como centro de referência na formação e qualificação de novos profissionais, através de um programa de Residência Médica em Radiologia e Diagnóstico por Imagem, que é destaque nacionalmente. No total, são 12 médicos residentes e 4 especializandos. O setor dá apoio didático também aos estudantes de medicina de graduação e internato, e médicos residentes de radiologia de outros hospitais.
Equipe multidisciplinar
Chefe do Centro de Imagens HGF
Dr. Carlos Macedo
Andreia Mota Picanço
Alamo Granja Costa
Ana Claudia Ferreira Camara
Ana Maria Martins
Antonio Gilson Monte Aragão
Carlos Leite de Macedo Filho
Claudio Regis S. Silveira
Deborah Gomes Moura
Daniel Gurgel Fernandes Tavora
Henrique Silva The Pontes
Ervison Pacheco de Oliveira
Elizabeth Maria Tenório
Francisco Evaldo de Oliveira
Isabel Renê Leitão
Jose Olimar Carneiro Filho
Jorge Luis Bezerra Holanda
Jose Wilson Medeiros de Carvalho
Kelnner Portela Luz
Lara Albuquerque de Medeiros
Lina Angélica
Lourena Fernandes Vieira
Mara Mônica Rocha Rolim
Marcelo Nogueira Pinheiro
Marcelo Sampaio Carvalho
Maria do Carmo Mota Seabra
Rodrigo Luna
Sabino Rodrigues de Oliveira Neto
Ticiana de Albuquerque M. Soares
Centro de Imagem do HGF: 3101 3253