Degeneração Macular relacionada a idade (DMRI)

16 de junho de 2010 - 14:53

Ocorre geralmente depois dos 60 anos de idade e afeta a área central da retina (mácula), que se degenerou com a idade. A DMRI acarreta baixa visão central (mancha central) dificultando principalmente a leitura.

Diversos fatores podem ser associados ou creditados como favorecedores ao aparecimento da degeneração macular. Assim, pessoas de pele clara e com olhos azuis ou verdes, exposição excessiva à radiação solar , tabagismo, dieta rica em gorduras são fatores comprovadamente relacionados à maior incidência de degeneração macular relacionada à idade.

Em 90% dos pacientes acometidos é observada a forma denominada de DMRI seca ou não-exsudativa e 10% restantes encontramos a forma exsudativa (caracterizada pela desenvolvimento de vasos sangüíneos anormais sob a retina (Membrana Neovascular Subretiniana). É a forma exsudativa a principal responsável pela devastadora perda visual central referida à degeneração macular.

Para a prevenção e o tratamento da DMRI: O uso de vitaminas, antioxidantes e óculos escuros ou claros com proteção UVA e UVB. Uma dieta rica em vegetais de folhas verdes e pobre em gorduras é benéfica na prevenção à DMRI, e o tabagismo aumenta a incidência da Degeneração Macular.
Os danos à visão central são irreversíveis, mas a detecção precoce e os cuidados podem ajudar a controlar alguns dos efeitos da doença. Em alguns casos é necessário a fotocoagulação por laser.

Exemplo de visão com Degeneração Macular Relacionada a Idade (DMRI):

AUTO AVALIAÇÃO DA MÁCULA

A forma de realizar a auto-avaliação é através do uso da Tela de Amsler.

1°) Colocar os óculos para perto, caso use.
2°) Fechar o olho esquerdo com a palma da mão.
3º) Olhar na tela com o olho direito; fixar o olhar no ponto central. Verificar se as grades estão tortas, se tem mancha ou se falta uma parte da tela.
4°) Repetir o teste tampando o olho direito e mantendo o esquerdo aberto.

Imagem 1 – Tela de Amsler para auto-avaliação

CASO VOCE VEJA ALGO SEMELHANTE AS IMAGENS ABAIXO, CONSULTE SEU OFTALMOLOGISTA.

Imagens 2, 3 e 4 – Tela de Amsler com alteração na mácula (retina)

 

 

 

Fonte: Conselho Brasileiro de Oftalmologia (www.cbo.com.br)