Cuidados com a visão
16 de junho de 2010 - 14:23
Como devem ser os óculos da criança e quais os cuidados?
Os óculos com grau só podem ser receitados pelo oftalmologista e recomenda-se que sejam conferidos após serem feitos. As armações devem ser, de preferência, de acrílico, por serem mais resistentes. E devem estar bem adaptadas ao rosto da criança, ou seja, confortáveis. Não podem estar soltas ou apertando o nariz ou atrás da orelha. As hastes que se prendem atrás da orelha são melhores para as crianças. As lentes também devem ser de acrílico, pois são mais leves, mas riscam mais facilmente. Quando o grau das lentes for elevado, recomenda-se o uso de lentes especiais que deixam os óculos mais leves e mais finos. Os óculos devem ser sempre trocados quando a armação estiver torta ou se as lentes estiverem muito riscadas. Se houver necessidade de cobrir com tampão, evite fazê-lo na lente dos óculos. Dê preferência para colocar o tampão na pele ou na armação dos óculos. Para limpar os óculos, utilize água, sabão e um pano limpo e macio, que não solte fiapos.
Usar óculos vicia?
O uso dos óculos não vicia. Quando a criança enxerga pouco para longe ou tem desconforto ao forçar os olhos para ver de perto, e coloca os óculos, passa a ver bem e a estudar sem desconforto ou dor de cabeça. Quem enxerga pouco o que está longe pode ter miopia. Quem tem desconforto ao forçar os olhos para ver de perto provavelmente tem hipermetropia. O astigmatismo é a dificuldade para ver de perto e de longe.
A visão e o uso do computador
Como deve ser a postura da pessoa na frente do computador?
O ideal é a tela do computador ficar na altura da linha dos olhos ou um pouco abaixo. Nunca acima! A cadeira ideal é aquela que proporciona maior conforto. Mas seu corpo não deve ficar encurvado para a frente, pois isso pode causar pressão na nuca e dor de cabeça após horas de permanência nessa posição.
Por que meus olhos ardem quando fico durante algumas horas na frente do computador?
Quando você está prestando muita atenção em alguma atividade, ocorre uma diminuição da frequência de piscar. Isso leva ao ardor e ao desconforto visual. Por isso, nunca se esqueça de piscar mais quando estiver usando o computador, ou no cinema ou assistindo a um vídeo na TV.
O que devo fazer caso caia produto químico no olho?
Caso aconteça algum acidente, primeiro vá até uma torneira e lave os olhos em água corrente por 20 minutos sem parar. Depois, procure ajuda, o mais rápido possível, de um pronto-socorro ou de um oftalmologista. Para limpar os olhos, use água filtrada ou fervida.
Como posso deixar a casa mais segura para a criança?
Deve-se deixar sempre os cabos das panelas virados para a parte de dentro do fogão. Assim, evita-se queimadura dos olhos por líquido quente na panela. Deve-se manter a criança longe do alcance de todos os produtos de limpeza, lembrando que esses produtos nunca devem ser guardados na parte debaixo de armários, pias ou tanques. Não se deve brincar com objetos pontiagudos nem deixá-los acessíveis aos pequenos. Um inofensivo canudo pode causar danos aos olhos. Deve-se ter cuidado com as plantas venenosas e pontiagudas. Deve-se ter cuidado com cigarros nas mãos e na boca de adultos. Os acidentes podem acontecer quando as crianças são pegas no colo.
O que fazer caso entre um cisco no olho?
Se o cisco estiver em cima da parte colorida do olho, não se deve mexer. Procure imediatamente atendimento médico. Quando for um simples cisco na pálpebra inferior, poderá ser retirado cuidadosamente com um cotonete, ou a ponta de um lenço limpo.
O que devo fazer em caso de irritação após piscina, praia, banho de rio, exposição ao vento e sol?
Caso os olhos fiquem vermelhos após estas atividades, faça compressas com um pano limpo ou algodão – embebido em água fria – sobre os olhos fechados. Não use água gelada! Usar boné ou óculos escuros também ajuda a proteger os olhos do sol.
O bebê já nasce enxergando?
Não, o recém-nascido apenas percebe luz e vultos, os quais ainda não sabe interpretar. Assim como ele não sabe falar e andar, também não sabe ver. Com o passar dos meses, se estiver tudo em ordem com seus olhos, irá desenvolvendo progressivamente sua visão. Ao redor de cinco anos de idade, na maioria das crianças, a visão será igual à do adulto.
Como posso limpar os olhos do bebê?
Para limpar os olhos do bebê, deve-se utilizar gaze ou pano limpo, molhado em água filtrada e previamente fervida. Fazer movimentos delicados sem apertar os olhos.
Ler com pouca luz pode enfraquecer a visão?
Não. Pode cansar ou dificultar a leitura, mas não enfraquece a visão.
Televisão, computador e videogame prejudicam a visão?
Não. Mas podem deixar os olhos vermelhos ou ardendo. Normalmente, depois de assistir à TV, usar o computador ou brincar com o videogame por duas horas, deve-se fazer um descanso de 5 a 10 minutos.
Por que é importante fazer exame de vista com médico oftalmologista?
Porque muitas doenças gerais apresentam manifestações oculares, que são descobertas na maioria das vezes num exame de vista para a troca das lentes dos óculos. Citamos apenas algumas dessas doenças, pois não há espaço para se enumerar todas elas: Diabetes, Hipertensão Arterial, Doenças da Tireóide, AIDS, Sífilis, Gonorréa, Reumatismos, Toxoplasmose, Rubéola, Câncer, Herpes, Alergias, Anemias, Doenças Renais, Doenças Pulmonares, Doenças Neurológicas.
O Glaucoma, que pode levar à cegueira se não tratado, só é descoberto por meio da avaliação cuidadosa do nervo óptico num exame de fundo de olho e pela medida da pressão intraocular numa consulta oftalmológica.
As consultas de crianças necessitam sempre de preparação com colírio para dilatar as pupilas, procedimento que só pode ser realizado por um médico oftalmologista.
O oftalmologista é muito bem preparado para a sua profissão porque ele faz um curso de Medicina que dura seis anos, mais três anos de especialização em Oftalmologia, e depois uma prova para a obtenção do Título de Especialista.
Na consulta para a receita de óculos, ele faz perguntas sobre a saúde em geral, faz um exame completo com medida da acuidade visual, verificação do fundo de olho ( onde podem aparecer sinais de várias doenças ), pesquisa da musculatura extrínseca ocular, refração para encontrar as lentes certas, avaliação externa do olho com biomicroscópio, medida da pressão do olho para prevenir o glaucoma e outros exames, se necessário.
CUIDE MUITO BEM DOS SEUS OLHOS. ELES REALMENTE NECESSITAM DE MUITOS CUIDADOS!
Fonte: Conselho Brasileiro de Oftalmologia (www.cbo.com.br)