Cartão Nacional de Saúde
11 de junho de 2010 - 15:11
O Cartão Nacional de Saúde é um instrumento que possibilita a vinculação dos procedimentos executados no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) ao usuário, ao profissional que os realizou e também à unidade de saúde onde foram realizados. O objetivo fundamental do Cartão Nacional de Saúde é possibilitar ao Sistema Único de Saúde (SUS) a capacidade de identificação individualizada dos usuários. Cada cidadão deve ter o cartão identificador que facilita seu acesso ao Sistema.
A partir do cadastramento e da emissão do cartão, é possível identificar o usuário em todos os seus contatos com o SUS e acompanhar a sua evolução dentro do Sistema, com efeitos na atenção individual e no planejamento das ações de saúde.
Quem pode solicitar o Cartão Saúde no HGF
No Hospital Geral de Fortaleza, a emissão do cartão saúde é restrita aos pacientes do próprio hospital. Ele é exigido quando o paciente precisa marcar algum exame especializado. O cadastro é feito no Núcleo de Atendimento ao Cliente (NAC – HGF), no térreo da Unidade Régis Jucá. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira das 7h às 16h. O documento é entregue de imediato.
Documentação necessária para emissão do Cartão Saúde
– RG (Carteira de Identidade) ou Certidão de Nascimento/ Certidão de Casamento/ Carteira do Conselho Regional (Exemplo: Conselho Regional de Enfermagem, de Engenharia)/ Carteira Militar.
– Comprovante de endereço.
OBS: É importante esclarecer que a Carteira Nacional de Habilitação(CNH) não é aceita para cadastro do Cartão
Saúde por não apresentar a data de emissão do RG.